Bactéria botulínica
Uma das propriedades dessa bactéria é a toxina botulínica, veneno mais letal conhecido na natureza. No entanto, essa toxina alivia uma grande variedade de doenças que afetam os nervos e músculos do corpo.
Foto: reprodução clinicalin
Lactobacilos
Conhecidas por estar em bebidas fermentadas, os lactobacilos são geralmente encontrados na boca, no trato intestinal e na vagina. Ajudam a prevenir infecções e resistem a doenças trazidas por outras bactérias.
Foto: Reprodução farmaciaethicall
Microbiota da pele
Nossa pele está cheia de bactérias responsáveis pela proteção dos tecidos. Esse ecossistema, chamado microbiota, equilibra o pH da pele e previne o surgimento de germes patogênicos.
Foto: SBDRJ / Reprodução
Lactobacillus rhamnosus
O lactobacillus rhamnosus GG (LGG) é uma bactéria encontrada em muitos suplementos probióticos comerciais e reduz o estresse oxidativo no fígado. Também evita diarreias.
Foto: BBC News Brasil
Bactérias da boca
A boca também abriga bactérias importantes. Estima-se que existam mais de 500 espécies vivendo em nossa mucosa bucal para evitar a proliferação de bactérias e fungos nocivos.
Foto: Canaltech
Outros probióticos
Vários alimentos trazem probióticos. O termo significa “pró-vida”, ou seja, resume as "bactérias do bem". Um exemplo é o leite de kefir (foto), que tem propriedades como melhora na absorção do cálcio pelos ossos.
Foto: CDC
Siga o Byte!
Gostou das curiosidades? Siga o Byte para mais como estas!
Foto: reprodução ismep