Não tem lado certo ou errado
Esse aliado da cozinha pode ser utilizado dos dois lados, mas depende da finalidade para escolher entre a parte brilhante e a não tão brilhante.
Foto: unsplash
O lado brilhante reflete o calor
Os fogões esquentam a comida pela propagação de calor. Ao fazer um assado, por exemplo, ele se torna fonte de calor. Com o lado brilhante voltado para o alimento, reflete mais calor no alimento, atingindo temperaturas altas mais rápido.
Foto: unsplash
Outra vantagem do lado brilhante
Por ser mais liso, ele gruda menos nos alimentos. Na verdade, o papel funciona como uma estufa, criando vapor ao redor do alimento.
Foto: freepik
Menos brilho para congelar
Se a intenção é armazenar a comida na geladeira ou conservar fria por mais tempo, é preciso embrulhar com o lado fosco em contato com o alimento. O lado brilhante para fora reflete o calor de volta para o ambiente.
Foto: unsplash
Sem furos
É importante não ter furo no papel, tanto para aumentar o calor como para conservar na geladeira. Isso evita também o contato com objetos ou pegar cheiro e sabor de outros ingredientes que estão na geladeira.
Foto: pixabay
Papel alumínio faz mal para a saúde?
Não. Desde que o material atenda todas as especificações técnicas definidas pela Anvisa, pode ser utilizado sem preocupação, pois não possui característica tóxica.
Foto: pixabay
E o descarte?
O papel alumínio é reciclável. As folhas podem ter os restos de alimentos retirados e serem colocadas em postos de reciclagem.
Foto: freepik
Quer conhecer outras curiosidades como esta?
Siga o Byte!
Foto: freepik