Apoiar a ditadura militar
Roberto Marinho era amigo de generais da cúpula do regime. Em outubro de 1984, publicou em 'O Globo' editorial elogiando a "revolução" que derrubou o presidente João Goulart. Em 2013, dez anos após a morte de seu fundador, a Globo reconheceu que tal "apoio foi um erro". (01/07)
Foto: Divulgação/Reprodução
Desprezar Silvio Santos
Em 1976, o apresentador não teve o contrato renovado pela Globo. A direção achava seu programa popular demais. Magoado, ele foi para a TV Tupi. Fez sucesso imediato e derrotou a antiga casa por mais de uma década. Fundou o SBT em 1981 e ameaçou a liderança global. (02/07)
Foto: Reprodução/TV Globo
Recusar 'Pantanal'
Benedito Ruy Barbosa ofereceu a sinopse de 'Pantanal' à Globo em 1984. Os diretores do canal gostaram, mas logo cancelaram o projeto por considerar inviável a logística de gravações. Seis anos depois, a TV Manchete produziu a novela e derrotou a concorrente no Ibope. (03/07)
Foto: Acervo/TV Manchete
Investir na Telemontecarlo
Roberto Marinho queria expandir seu império. Em 1985, comprou 90% das ações do canal italiano Telemontecarlo, que passou a exibir novelas e séries da Globo, além de programação local. Nunca teve boa audiência e deu prejuízo. O empresário se desfez do negócio em 1994. (04/07)
Foto: Reprodução
Beneficiar Collor
Na eleição presidencial de 1989, Roberto Marinho apoiou o 'caçador de marajás'. Irritado com a boa performance de Lula no debate decisivo, ele mandou reeditar uma matéria para o 'JN', favorecendo Collor. Descoberto, o episódio virou uma mancha na história do jornalismo da emissora. (05/07)
Foto: Reprodução/TV Globo
Supervalorizar 'Um Lugar ao Sol'
A autora Lícia Manzo criou a novela para o horário das 18h. O então diretor de Teledramaturgia, Silvio de Abreu, viu na trama potencial para fazer sucesso às 21h. A avaliação equivocada resultou no folhetim com a pior audiência do horário nobre na história da Globo. (06/07)
Foto: Reprodução/TV Globo
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acompanhe o site e as redes sociais! (07/07)
Foto: Reprodução