Por meio de uma nota, a emissora disse que o uso de IA visa a "melhoria da qualidade de vídeo nos episódios" e que foram tomados cuidados para "não alterar as características originais dos episódios".
Foto: Divulgação/Televisa
Além disso, o comunicado do SBT garantiu que as sugestões dos espectadores "serão levadas em consideração, sempre objetivando a reprodução tal como foi captada".
Foto: reprodução/sbt
Tanto "Chaves" como "Chapolin" voltaram a ser exibidos em TV aberta no sábado (12/10), após quatro anos de ausência.
Foto: Reprodução
Em 2023, a atriz Florinda Meza, famosa por interpretar a personagem Dona Florinda em "Chaves", manifestou-se sobre o "sumiço" do programa de comédia da TV.
Foto: Reprodução/Instagram
"Em uma compra e venda, há um comprador e um ou mais vendedores. Neste caso, dois. O comprador já tentou por quatro vezes fazer o negócio", declarou Meza à época em vídeo postado nas suas redes sociais.
Foto: Reprodução/Instagram
A atriz é viúva de Roberto Bolaños, o criador do seriado e intérprete do personagem principal — assim como no caso de "Chapolin".
Foto: Divulgação
O pronunciamento de Florinda Meza foi interpretado por seguidores como uma indireta aos filhos e herdeiros de Bolaños.
Foto: Reprodução/Instagram
Em julho de 2020, o famoso programa de humor parou de ser exibido no Brasil por SBT e Multishow. O mesmo aconteceu em mais de 20 países.
Foto: Reprodução/Chaves
A razão para o sumiço era um desacordo comercial entre a Televisa, emissora mexicana que produziu o seriado, e herdeiros de Roberto Gómez Bolaños, morto em 2014.
Foto: divulgação
Os herdeiros de Bolaños ficaram com os direitos intelectuais da obra, incluindo personagens e roteiros, por meio do Grupo Chespirito.
Foto: Reprodução/ Chaves
A Televisa pagava ao Grupo Chespirito para poder distribuir o seriado e o contrato não foi renovado.
Foto: Televisa/Wikimedia Commons
Presidente do Chespirito, Roberto Gómez Fernández, filho de Bolaños, condicionou a extensão do acordo a um aumento no valor desembolsado pela emissora mexicana. A Televisa não topou e o programa parou de ser exibido.
Foto: Divulgação/SBT
O desacordo entre as partes fez "Chaves" e "Chapolin" deixarem a programação da TV brasileira após 35 anos. O impasse cancelou a veiculação do seriado também em serviços de streaming.
Foto: Reprodução SBT
O SBT emitiu comunicado à época lamentando o imbróglio: "O SBT lamenta a decisão, principalmente em respeito ao seu público, que acompanha fielmente o seriado há tantos anos na emissora”.
Foto: divulgação/sbt
O canal pago Multishow, que vinha exibindo a série na TV fechada desde 2018, também ficou sem o programa em sua grade. "O Multishow estará sempre de portas abertas para você", manifestou-se institucionalmente o canal.
Foto: Reprodução do site IMDB
Tendo estreado em 1972, "Chaves" chegou ao Brasil uma década depois e criou uma legião de fãs, com impacto cultural no transcorrer dos anos.
Foto: Divulgação
Ao todo, "Chaves" teve sete temporadas como seriado independente, entre 1973 e 1980.
Foto: Reprodução
Apenas quatro atores do seriado estão vivos: Edgar Vivar (Seu Barriga e Nhonho), Florinda Meza (Dona Florinda), María Antonieta de las Nieves (Chiquinha) e Carlos Villagrán (Quico).
Foto: Reprodução
Ramón Valdés, o seu Madruga, morreu em 1988 aos 64 anos vítima de um câncer.
Foto: Foto GEC Archivo Histórico
Rubén Aguirre, consagrado como Professor Girafales, morreu em 2016, aos 82 anos. Ele tinha vários problemas de saúde.
Foto: Reprodução
Angelines Fernández, Dona Clotilde (a Bruxa do 71), morreu aos 69 em 1994, vítima de um câncer de pulmão.
Foto: Reprodução
Em meados de 2023, a produtora mexicana THR3 Media Group anunciou uma nova versão da animação com os personagens de "Chaves", em 3D.
Foto: Reprodução Amazon
A produtora anunciou que também lançaria uma série no formato live-action focada no personagem Seu Madruga, mas ainda não há uma data.
Foto: Televicine S A Reprodução
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: divulgação