Cantor revela que Renato Russo, poeta do Rock, tomava café com mendigos

O cantor e compositor Guilherme Isnard, da Banda Zero, deu entrevista ao podcast "Papo com Clê" e revelou que o músico Renato Russo gostava de tomar café com moradores de rua.

Foto: Divulgação

Segundo Guilherme, Renato gostava de conversar com as pessoas em situação de vulnerabilidade. E chegou a levar mendigos para café da manhã em hotéis em que esteve hospedado.

Foto: Reprodução de Facebook

O dia 27 de março de 2024 marcou os 64 anos de nascimento de Renato. Ele se consagrou como importante compositor e cantor do rock brasileiro, que morreu cedo e se tornou um mito para as gerações dos anos 80 e 90. Veja sua história.

Foto: Renato Russo - Reprodução do Youtube

Nascido no Rio de Janeiro em 1960, ele foi batizado Renato Manfredini Júnior. E adotou o sobrenome artístico Russo em homenagem a três figuras ligadas ao pensamento e às artes: Jean-Jacques Russeau, Bertrand-Russel e Henri-Russeau.

Foto: Diivulgação

O suíço Jean-Jacques Russeau, que viveu nos século XVIII, foi um filósofo e teórico político iluminista que influenciou diversas áreas das ciências humanas.

Foto: Nicholas Bagshawe/Wikimédia Commons

O britânico Bertrand Russel, que viveu entre o fim do século XIX e o início do século XX, foi um influente filósofo e historiador que também teve atuação importante na matemática.

Foto: National Portrait Gallery London/Wikimédia Commons

O francês Henri Russeau, que viveu de 1844 a 1910, foi um pintor de estilo pós-impressionista.

Foto: He Reprodução Youtube

A educação de Renato e sua admiração por grandes intelectuais moldaram a arte musical que ele desenvolveu. Assim, Renato ganhou fama de ter letras bem trabalhadas e muitos o consideram um "poeta da música".

Foto: Reprodução do GShow Show dos Famosos

Na adolescência, Renato Russo mudou-se com a família para a capital federal, Brasília, cidade em que chegou a cursar jornalismo e onde iniciaria sua carreira musical.

Foto: Renato Russo - Diivulgação

Entre 1978 e 1982, o carioca radicado em Brasília liderou a banda de punk rock Aborto Elétrico, como baixista e vocalista.

Foto: Diivulgação

A Aborto Elétrico era composta ainda por Fê Lemos na bateria, André Pretorius na guitarra (substituído depois por Ico-Ouro Preto, irmão de Dinho Ouro Preto) e Flávio Lemos, que assumiria o baixo.

Foto: Diivulgação

No repertório havia músicas que mais tarde fariam sucesso com as bandas originadas da Aborto Elétrico - “Que País é Esse?” (Legião Urbana, liderada por Renato Russo) e “Veraneio Vascaína” (Capital Inicial, de Dinho Ouro Preto).

Foto: Reprodução de Jornal

Com o fim da Aborto Elétrico, Renato Russo chegou a tocar uma curta carreira solo como O Trovador Solitário, fazendo a abertura de alguns shows em Brasília.

Foto: Reprodução de Youtube

Foi com a Legião Urbana, em meio à efervescência do chamado BR Rock dos anos 80, que Renato Russo passou a ser reconhecido como um dos grandes nomes da música nacional.

Foto: Diivulgação

A formação mais célebre da Legião Urbana teve Renato Russo, o baterista Marcelo Bonfá, o guitarrista Dado Villa-Lobos e o baixista Renato Rocha.

Foto: Reprodução de Youtube

A discografia da Legião Urbana teve oito álbuns de estúdio e três ao vivo, além de uma série de coletâneas.

Foto: Reprodução de Facebook

“Dois”, de 1986, aparece como 21º melhor disco da história da música brasileira em eleição da revista Rolling Stones. Canções como “Eduardo e Mônica” e “Tempo Perdido” se tornaram clássicos do Legião e do rock nacional.

Foto: Reprodução do Youtube

Com mais de 25 milhões de cópias, a Legião Urbana está no top 20 de artistas brasileiros que mais venderam discos na história.

Foto: Reprodução do Youtube

Em 1989, Renato Russo recebeu o diagnóstico de HIV positivo, o que acabaria abreviando sua vida anos mais tarde.

Foto: Diivulgação

Renato Russo morreu jovem, aos 36 anos, no dia 11 de outubro de 1996, por complicações decorrentes da Aids.

Foto: Diivulgação

Nos anos seguintes à morte de Renato Russo, foram lançados filmes inspirados na obra e carreira do músico

Foto: Divulgação Globo Filmes

“Somos Tão Jovens”, que retrata a adolescência do poeta, ‘Faroeste Caboclo”, uma adaptação da música homônima, e “Eduardo e Mônica”, também retratando um clássico composto pelo artista.

Foto: Reprodução/Globo Filmes/Instagram

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Divulgação