Abre alas: veja curiosidades sobre os carros alegóricos

A maioria das agremiações utiliza veículos motorizados, mas os veículos já foram movidos a tração animal; conheça a história.

Foto: Douglas Shineidr/Terra

Primeiros carros

Os primeiros carros alegóricos eram movidos a tração animal. Puxados por burros, totalmente enfeitados e acompanhados por inúmeros foliões, os carros estrearam em 1854.

Foto: Julio Cesar Guimaraes/Terra

Fabricação

Esses carros costumam ser montados sobre chassi de caminhão e equipados com motor a diesel. O carro alegórico demora até 7 meses para ficar pronto.

Foto: Alexandre Brum/Terra

Mecânica dos carros

A “mecânica” dos carros alegóricos é projetada para combinar estética e funcionalidade. A maioria das agremiações utiliza veículos motorizados.

Foto: Douglas Shineidr/Terra

Tempo & velocidade no sambódromo

No geral, cada carro permanece cerca de 25 minutos na avenida durante o desfile e o motorista não passa da segunda marcha.

Foto: Douglas Shineidr/Terra

Altura

Os carros alegóricos têm em médio 12 metros de altura e 11 metros de comprimento. Para “esconder” as ferragens da estrutura são usados vários metros de lona plástica, que depois são cobertos com outros materiais de decoração.

Foto: Douglas Shineidr/Terra

Guindastes

Com a altura do carro, para que todo mundo possa encontrar o seu lugar na passarela, os que ficam em cima são colocados por empilhadeiras e guindastes.

Foto: Douglas Shineidr/Terra

Arquitetura

A arquitetura temporária das alegorias mobiliza o trabalho de profissionais de diversos setores da economia. A construção envolve também o trabalho de marceneiros, soldadores, escultores, artesãos e mais.

Foto: Douglas Shineidr/Terra

Acompanhe o Terra

O Terra está acompanhando tudo o que acontece no carnaval pelo Brasil. Fique ligado no site e nas redes sociais.

Foto: Alexandre Brum/Terra