Foque no essencial
Antes de ir para a festa, faça uma limpa na carteira e deixe só os documentos necessários, como documento com foto (RG ou CNH) e carteira do plano de saúde para emergência. (01/13)
Foto: Unsplash
Para os gastos
Leve apenas um cartão de crédito e/ou débito e diminua o limite da conta, principalmente para a função de pagamento por aproximação. Vale ter um pouco de dinheiro em espécie. (02/13)
Foto: Freepik
Furtos de celulares
Deixe o aparelho em um lugar seguro e evite usá-lo em vias públicas ou no meio da multidão. Se possível, exclua os apps de banco, ou deixe apenas um -- com pouco dinheiro e limite baixo. (03/13)
Foto: Estadão Conteúdo
Outras medidas
Se conseguir, vale: contratar antes um seguro para o celular; ativar o sistema de rastreamento; senha no chip; e fazer backup dos arquivos. Outra alternativa é usar um telefone antigo. (04/13)
Foto: Pixabay
De olho nos objetos
Não use mochilas ou bolsas nas costas, pois são alvos fáceis e atrapalham o deslocamento. Uma opção é guardar seus pertences numa pochete ou porta-dólar por dentro das roupas. (05/13)
Foto: Estadão Conteúdo
Segurança pessoal
Tente ir e voltar com amigos, ande em grupo e marque um ponto de encontro para caso alguém se perca. Se for usar aplicativos, cheque os dados do veículo e do motorista. Compartilhe a viagem. (06/13)
Foto: Estadão Conteúdo
Se for de carro ou moto
Importantíssimo: se beber, não dirija. Reveze com amigos e familiares quem será o motorista da rodada. Prefira estacionar o veículo no local apropriado. (07/13)
Foto: Estadão Conteúdo
'Boa Noite Cinderela'
Água, cerveja, refrigerante... Cuidado com as bebidas no carnaval. Não aceite bebidas de outras pessoas, consuma só de revendedores oficiais e certifique-se de que estejam lacradas. Atenção ao seu copo. (08/13)
Foto: Unsplash
Blocos de rua infantis
Se levar as crianças, opte por blocos para os pequenos e nunca deixe-os sem um responsável por perto. Lembre-se de identificá-los e oriente-os sobre o que fazer caso precisem de ajuda. (09/13)
Foto: Reprodução/Instagram/@blocomamaeeuquero
Locais fechados
Caso a festa seja em um espaço fechado, procure saber onde ficam as saídas de emergência, que devem estar sinalizadas. Em caso de incêndio ou tumulto, siga essas rotas de fuga. (10/13)
Foto: Divulgação
Não reaja
Se você for vítima de roubo, nunca reaja. Depois do ocorrido, registre o boletim de ocorrência, bloqueie o celular e os cartões e acione seguros, se for o caso. (11/13)
Foto: Estadão Conteúdo
Especialista consultado
As informações são do especialista Marcy José de Campos Verde, consultor de segurança, em entrevista ao Terra. (12/13)
Foto: Maloka Filmes/Reprodução
Acompanhe o Terra
Todos os dias a equipe do Terra produz conteúdos para te deixar bem informado sobre o Carnaval. Acompanhe o site e nos siga nas redes sociais. (13/13)
Foto: Reprodução/ Instagram: @olodum_oficial