SOPHIA LOREN - Uma das atrizes italianas mais famosas de todos os tempos, nasceu em 20/9/1934. Seu trabalho em “O Ouro de Nápoles” (1954) é considerado um divisor de águas em sua carreira.
Foto: reprodução instagram @simplysophialoren
Depois de ser contratada pela Paramount Pictures, em 1957, e se lançar internacionalmente, Loren conquistou um Oscar de melhor atriz por sua atuação em Duas Mulheres (1962).
Foto: reprodução cena de "Mulheres"
O auge da carreira de Loren foi na década de 60, quando a atriz se tornou uma das mais populares do mundo, estrelando filmes na Europa e nos EUA. Ela foi casada por 50 anos com o produtor de cinema Carlo Ponti, que morreu em 2007.
Foto: domínio público
ROBERTO BENIGNI - Ator e diretor, ele é provavelmente um dos nomes mais notórios da história do cinema italiano. Nasceu em 27/10/52, na Toscana.
Foto: reprodução instagram @robertobenigni52
O filme “A Vida é Bela”, de 1997, embora bastante criticados por sobreviventes do Holocausto por imprimir um tom de humor à tragédia, lhe rendeu os Oscars de Melhor Ator e Melhor Filme Estrangeiro.
Foto: reprodução cena do filme
Benigni também ficou conhecido por algumas polêmicas fora das telas, como quando, por exemplo, insultou o Papa João Paulo II durante um programa de TV nos anos 80.
Foto: reprodução instagram @robertobenigni52
MONICA BELUCCI - A atriz e modelo já atuou em vários filmes como "Irmãos Grimm" (2005-foto), “007 Contra Spectre” (2015), “A Paixão de Cristo” (2005), e “Matrix Reloaded” (2003). Está no elenco de "Beetlejuice 2" (sequência de "Os Fantasmas se divertem" - foto)
Foto: Divulgação
Em 2013, Monica Belucci chegou a comprar uma casa no Rio de Janeiro, onde morou com seu ex-marido e também ator Vincent Cassel. Nasceu em 30/9/64, em Città di Castello.
Foto: Reprodução / Instagram
Além disso, sua carreira também ficou marcada nas passarelas, onde desfilou por grandes grifes europeias como Dior e Dolce & Gabbana.
Foto: reprodução instagram @monicabellucciofficiel
MARCELLO MASTROIANNI - Muitos o consideram o ator mais importante da história do cinema italiano. Atuou em mais de 140 filmes, foi indicado três vezes ao Oscar e ganhou dois Globos de Ouro.
Foto: domínio público
Inclusive, em 1962, a conceituada revista TIME elegeu Mastroianni o ator estrangeiro mais admirado dos EUA. Marcelo morreu em 19/12/1996, aos 72 anos.
Foto: Gorup de Besanez wikimedia commons
VITTORIO GASSMAN - Natural de Gênova, foi um ator e diretor de cinema e teatro muito popular. Conhecido por sua versatilidade e profissionalismo, Gassman atuou em mais de 130 filmes. Morreu em 29/6/2000, aos 77 anos.
Foto: Domínio público
FEDERICO FELLINI - É considerado um dos diretores mais importantes da história do cinema. Foram quase 50 anos de carreira e 12 indicações ao Oscar
Foto: domínio público
Fellini ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em quatro oportunidades, um deles com “8½” (1963- foto), sua obra mais importante. Ele morreu em 31/10/1993, aos 73 anos.
Foto: domínio público
ISABELLA ROSSELLINI - Nascida em Roma, em 18/6/1952, a atriz é filha da também atriz Ingrid Bergman e do cineasta Roberto Rossellini.
Foto: reprodução instagram @isabellarossellini
Isabella foi casada com os renomados diretores Martin Scorsese e David Lynch e contracenou com diversos grandes atores, entre eles Anthony Hopkins (foto).
Foto: Towpilot wikimedia commons
ROBERTO ROSSELLINI - Foi um dos mais importantes cineastas do neorrealismo italiano. Entre seus trabalhos mais notáveis estão “Roma, Cidade Aberta” (1945), “Paisà” (1946), e “Alemanha, Ano Zero”. Ele morreu aos 71 anos, em 3/6/1977.
Foto: domínio público
VITTORIO DE SICA - Foi um dos diretores e atores mais importantes do cinema italiano. É considerado o precursor do neorrealismo italiano e ganhou quatro Oscars ao longo da carreira.
Foto: Harry Pot - Nationaal Archief wikimedia commons
Ladrões de Bicicletas (1948), seu filme mais famoso, foi um dos primeiros longas a vencer o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Vittorio De Sica morreu aos 73 anos, em 13/11/1974.
Foto: reprodução YouTube
ORNELLA MUTI - É uma atriz italiana-russa. Ela estreou no cinema aos 14 anos e contracenou com Max Von Sydow em “Flash Gordon” (1980). Hoje ela vive em Moscou. Nasceu em 9/3/55, em Roma.
Foto: Rita Molnar wikimedia commons
GINA LOLLOBRIGIDA - Este ano, o cinema perdeu um ícone italiano: a atriz Gina Lollobrigida morreu em 16 de janeiro de 2023, aos 95 anos, em Roma.
Foto: -divulgação RAI Pipoca Moderna
Conhecida como “A Mulher Mais Bela do Mundo” nos anos 50, Gina Lollobrigida atuou em muitos filmes, sendo “Quando Setembro Vier” (1961) um dos mais importantes de todos.
Foto: Ivo Bulanda - wikimedia commons
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Jake Hills Unplash