Diretora é alvo de ironia ao dizer que Hello Kitty é menina

Foto:

A diretora Jill Cook, da Sanrio - empresa japonesa criadora da Hello Kitty - disse numa entrevista ao Today Show, da NBC, que a personagem não é uma gata, mas sim uma menina nascida e criada em Londres.

Foto:

Com isso, ela voltou a enfatizar uma informação que muitos fãs não conseguem engolir. As declarações causaram reações na web e muita gente ironizou: "Então por que ela tem bigodes e se chama kitty (gatinha, em inglês)?".

Foto: Divulgação

A personagem Hello Kitty completou 50 anos em março de 2024. Afinal, ela foi criada em 1974 designer da Sanrio, a japonesa Yuko Shimizu.

Foto: Georges Seguin /Wikimédia Commons

Um ano depois da criação, Yuko Shimizu deixou a empresa e foi substituída pela designer Setsuko Yonekubo, que assumiu a Hello Kitty por cinco anos até 1980, quando Yuko Yamaguchi (foto) assumiu. Ela está na liderança da marca até hoje.

Foto: reprodução

Apesar da aparência de gata, Hello Kitty, portanto, não é um animal como muitos pensam, mas sim uma personificação de alguém real.

Foto: Flickr Jay Tilston

Por isso, quando criou a personagem, a empresa japonesa estabeleceu que ela seria uma menina britânica de 3ª série do signo de Escorpião.

Foto: Divulgação

O design simplista da personagem -- sem boca e com um laço vermelho -- ajudaram a torná-la um ícone versátil e atemporal.

Foto: Divulgação

Apesar de ser uma personagem sem boca, a Hello Kitty consegue expressar uma variedade de emoções e personalidades por meio de suas diferentes poses e acessórios.

Foto: Reprodução Facebook POP MART

A Hello Kitty é conhecida por seu estilo kawaii, expressão que significa "fofo" ou "bonitinho" no idioma japonês.

Foto: Divulgação

A personagem tem uma irmã gêmea chamada Mimmy, além de outros amigos e familiares como My Melody, Kuromi e Keroppi.

Foto: Divulgação

Em meados de 2010, a empresa japonesa transformou a personagem em um fenômeno global de marketing, avaliado em US$6 bilhões anualmente. Em 2014, esse valor aumentou para US$8 bilhões anuais!

Foto: Imagem de Markus por Pixabay

Desde 2019, a Hello Kitty é a segunda franquia de mídia mais valiosa de todos os tempos, gerando US$80 bilhões em vendas de varejo ao longo da vida, ficando atrás apenas de Pokémon.

Foto: Reprodução Facebook POP MART

A personagem se tornou uma das mais queridas no mundo todo, estampando uma ampla variedade de produtos licenciados, desde roupas e acessórios até itens de papelaria e utensílios domésticos.

Foto: reprodução youtube

A Sanrio já promoveu a Hello Kitty até em avião comercial, um Airbus A330-200 a jato, denominado "Hello Kitty Jet".

Foto: derivative work/Wikimédia Commons

A personagem também já foi alvo de parcerias com marcas de luxo, como a Simmons Jewelry Co. e a Louis Vuitton, que lançou um carro, chamado "Hello Kitty Mini".

Foto: Takeaway /Wikimédia Commons

A personagem também já estrelou desenhos animados, filmes, videogames e até mesmo shows musicais.

Foto: Reprodução Youtube

Em março de 2024, em comemoração aos 50 anos da Hello Kitty, cinquenta artistas brasileiros foram selecionados para colaborarem na pintura de uma estátua da personagem. O "Hello Kitty Parade" foi promovido pela Sanrio Brasil, responsável pelos direitos da personagem.

Foto: Instagram @iannacconearts

Uma das artistas foi a designer Ana Carolina Iannaccone, de Florianópolis (SC). Ela viajou a São Paulo, já que as pinturas estavam concentradas na Estação Barra Funda da CPTM. "A Hello Kitty fez parte da minha infância. Corri para participar. Fui selecionada e fiquei feliz demais".

Foto: Instagram @iannacconearts

No evento, as pinturas deveriam ser feitas em uma escultura da Hello Kitty de fibra de vidro, com dimensões de 110 cm de altura, 30 cm de base e 100 cm de diâmetro.

Foto: divulgação

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: