8 filmes tão confusos que nem a gente entendeu
Apesar de aparentemente complicadas, essas obras ambíguas dão margem para múltiplas interpretações; veja
Foto: Universal Pictures/Divulgação
A Origem (2010)
Uma das obras mais conhecidas e divisivas de Christopher Nolan, o filme traz um ladrão especializado em roubar segredos corporativos através do acesso aos sonhos das pessoas, contratado para implantar uma ideia na mente de um CEO rival. A partir daí, o que é sonho e o que é realidade vai se misturando cada vez mais. Disponível na Max.
Foto: Warner Bros/Divulgação
Efeito Borboleta (2004)
O icônico filme estrelado por Ashton Kutcher popularizou o ditado que dá título ao filme, e acompanha um homem descobre a habilidade de viajar no tempo e tenta corrigir os erros do passado. Logo percebe as consequências imprevisíveis de suas ações. Disponível na Max.
Foto: New Line/Divulgação
Donnie Darko (2001)
Quem nunca teve medo deste filme? Na história, um adolescente problemático começa a ter visões de um coelho gigante e é envolvido em eventos cada vez mais estranhos que desafiam sua compreensão da realidade. Disponível no Prime Video.
Foto: Flashtar/Divulgação
O Grande Truque (2006)
Mais uma contribuição de Nolan, o longa conta a história de dois mágicos rivais que se envolvem em uma competição obsessiva. Truques, ilusões e segredos obscuros os levam a extremos para superar um ao outro. Disponível na Max.
Foto: Warner Bros/Divulgação
Cidade dos Sonhos (2001)
Como fazer uma lista destas sem David Lynch? Em uma de suas obras mais oníricas, o cineasta conta a história de uma jovem com amnésia e uma aspirante a atriz, que se encontram em uma versão surreal e fantasiosa de Los Angeles. Disponível no Globoplay.
Foto: Universal Pictures/Divulgação
Sinédoque, Nova York (2009)
Charlie Kaufman dirige Philip Seymour Hoffman nesta história sobre um diretor de teatro obcecado que cria uma produção cada vez mais complexa; aos poucos, a obra começa a se fundir com sua própria vida, levando a uma espiral de realidade distorcida. Disponível para aluguel e compra no Google Play Filmes e Apple.
Foto: Sony Pictures/Divulgação
A Chegada (2016)
Estrelado por Amy Adams, este excelente filme de Denis Villeneuve acompanha uma linguista que é recrutada para decifrar a linguagem de seres extraterrestres que chegaram à Terra, desencadeando uma jornada emocionante e filosófica sobre comunicação e compreensão. Disponível na Netflix.
Foto: Paramount Pictures/Divulgação
Fonte da Vida (2006)
Uma história épica que abrange séculos, o longa de Darren Aronofsky segue um cientista, uma rainha espanhola e um viajante do espaço em uma jornada filosófica sobre amor, morte e imortalidade. Disponível para streaming no Star+.
Foto: 20th Century/Divulgação
Acompanhe o Entre Telas
Fique ligado para receber as últimas notícias e análises do mundo dos filmes e séries.
Foto: Lucasfilm/Divulgação