Avisa que é ela!
Fernanda Torres vem sendo reconhecida e aclamada por sua performance como Eunice Paiva em "Ainda Estou Aqui". Protagonista do filme dirigido por Walter Salles, a artista figura como uma das grandes favoritas nas principais premiações mundo afora. Neste domingo, 5, a artista venceu o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro.
Foto:
Diferentes facetas
Com um currículo recheado de papéis no cinema, na TV e no Teatro, Torres é considerada uma das atrizes mais versáteis e queridas do Brasil. Isso porque ela consegue transitar entre personagens que vão do drama à comédia.
Foto: Estadão Conteúdo
Talento veio de berço
Filha do casal de atores, Fernanda Montenegro e Fernando Torres, a artista herdou o talento e paixão pela arte da família. Aos 13 anos de idade, Torres começou a sua carreira artística na Escola de Teatro Tablado. Com isso, não demorou para Torres estrear como atriz no teatro, na televisão e no cinema. Em 1978, ela atuou na peça "Um Tango Argentino". Contudo, a estreia no cinema só aconteceu em 1983, ao lado do pai, no filme Inocência, aos 17 anos. Confira os principais personagens da carreira da atriz:
Foto:
Inocência (1983)
Primeiro personagem no cinema, a atriz interpreta uma jovem acometida de malária no contexto do Brasil imperial. No filme, a jovem fica dividida entre o romance e as convenções sociais da época. Ela se apaixona pelo médico que a tratava, mas estava prometida a outro homem escolhido pelo seu pai, que não aceitava ser questionado. O filme foi reconhecido pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), que o incluiu na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.
Foto:
Eu Sei Que Vou Te Amar (1986)
Torres interpreta uma mulher que, ao lado do seu companheiro, decide fazer um jogo da verdade sobre o relacionamento deles, em uma espécie de sessão de psicanálise filmada. Com a atuação no longa, aos 21 anos, ela se tornou a primeira atriz brasileira a ganhar o prêmio de Melhor Interpretação Feminina no Festival de Cannes.
Foto:
Selva de Pedra (1986)
A escultora Simone foi a primeira e única protagonista de novela na carreira da atriz. Ela tinha 20 anos quando viveu a personagem no remake de Selva de Pedra, que possuía identidade dupla. Na época, Torres já chegou a declarar que não nasceu para fazer mocinha e se irritou com o sofrimento da personagem.
Foto:
Terra Estrangeira (1995)
Fernanda Torres interpreta uma mulher que, em busca de uma vida melhor, acaba se envolvendo em um esquema de contrabando em Lisboa. A trama narra as dificuldades da vida de imigrante. O longa também integra a lista dos 100 melhores filmes do cinema nacional da Abbracine.
Foto:
O Que é Isso, Companheiro? (1997)
Em um cenário no final dos anos 1960, a atriz vive uma militante comprometida e envolvida na resistência armada contra a ditadura militar do Brasil. A personagem integra e compartilha ideais em um grupo guerrilheiro de esquerda. O filme concorreu ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 1998.
Foto:
Os Normais (2001 a 2003)
A personagem, vivida no seriado de TV na Globo, é uma das personagens mais queridas da comédia nacional. Isso porque a atriz trouxe uma interpretação profunda para o papel, explorando a essência de uma mulher moderna e os dilemas pessoais.
Foto:
Casa de Areia (2005)
A atriz vive uma mulher que, junto à família, se muda para as dunas áridas do Maranhão no início do século XX. A produção explora os desafios de adaptação ao novo momento de vida e dificuldades da região. O filme também é marcado pela dobradinha entre mãe e filha. Isso porque Torres interpreta a fase mais jovem da personagem, enquanto Fernanda Montenegro assume o papel à medida que Maria envelhece.
Foto:
Tapas & Beijos (2011 a 2015)
Em mais um seriado da Globo, a atriz vive uma personagem que traz a sagacidade da comédia. Na produção, Torres interpreta Fátima, uma vendedora de uma loja de noivas que une o humor ao caos dos relacionamentos e desafios da vida. Ela ainda forma uma dupla inseparável com a amiga e fiel escudeira Sueli, interpretada por Andrea Beltrão.
Foto:
Acompanhe o Entre Telas
Fique ligado para receber as últimas notícias e análises do mundo dos filmes e séries.
Foto: