Eduardo e Mônica (2021), de René Sampaio - A música foi inspirada num casal amigo de Renato Russo: Leonice e Fernando Coimbra (no detalhe). O filme de René Sampaio é estrelado por Alice Braga, como a mulher culta e politizada, e Gabriel Leone, como o jovem fã de novela que joga futebol de botão. Lançada em 1986 pela Legião Urbana, a música até hoje é tocada.
Foto: Reprodução/Globo Filmes/Divulgação
Faroeste Caboclo (2013), de René Sampaio - Renato Russo já havia sido lembrado por René Sampaio no filme sobre João de Santo Cristo, homem do sertão que vai a Brasília, se apaixona e se envolve com traficantes. Com 168 versos e quase 10 minutos de duração, a música fez sucesso em 1987.
Foto: Divulgação Globo Filmes
Somos Tão Jovens (2011), de Antonio Carlos da Fontoura. Mais um filme baseado na obra de Renato Russo. O longa conta sobre a vida do artista e o título se refere à música "Tempo Perdido". Thiago Mendonça encarna Renato Russo.
Foto: Reprodução/Divulgação Imagem Filmes e Fox Film
Cazuza, o Tempo Não Para (2004), de Sandra Werneck e Walter Carvalho. A vida de Cazuza é o tema do filme, partindo de uma de suas músicas mais famosas e emblemáticas. Mostra desde seu sucesso no Barão Vermelho até a debilidade causada pela Aids. Daniel de Oliveira vive Cazuza no filme.
Foto: Reprodução/Divulgação
O Abismo Prateado (2011), de Karim Aïnouz - O longa é inspirado na música "Olhos nos Olhos", de Chico Buarque. O cineasta ganhou o prêmio de Melhor Direção no Festival do Rio. Alessandra Negrini interpreta Violeta, mulher que tenta se reinventar após ser abandonada pelo marido.
Foto: Reprodução/Divulgação
Menino do Rio (1982), de Antônio Calmon - Estrelado por André de Biase, se baseou na canção de Caetano Veloso, gravada por Baby do Brasil (na época Baby Consuelo), trilha da novela "Água Viva" (1980). Música inspirada no surfista José Arthur Machado, o Petit, muso de Ipanema nos anos 1970.
Foto: Reprodução/Divulgação
O Menino da Porteira (1976 e 2009), de Jeremias Moreira Filho - Inspirado na música de Teddy Vieira e Luís Raimundo (1955), é a saga de um peão de boiadeiro que desafia um fazendeiro em nome do amor. Vivido por Sérgio Reis no primeiro filme e por Daniel na reedição.
Foto: Reprodução/Divulgação
O Ébrio (1946), de Gilda de Abreu - Imagine o que representavam 8 milhões de ingressos na década de 40! Pois foi essa a bilheteria (no mínimo) deste filme baseado na música de Vicente Celestino, um ídolo dos anos 40, sobre um aristocrata que passa a beber após uma cilada amorosa.
Foto: Reprodução/Divulgação
La Bamba (1987), de Luis Valdez - O filme celebrizou Lou Diamond Phillips no papel do cantor Richard Steven Valenzuela (1941-1959), o Ritchie Valens. "La bamba" foi seu maior sucesso. No auge da fama, aos 18 anos, ele morreu num desastre aéreo, após um show em Iowa.
Foto: Reprodução/Divulgação Columbia Pictures
Across The Universe (2007), de Julie Taymor. Baseado em músicas dos Beatles. A principal, que dá nome ao filme, faz parte do álbum "Let It Be" (1970). Conta a história de um casal dos anos 1960 que tenta manter o amor em meio a guerras e problemas sociais.
Foto: Reprodução/Divulgação
Yellow Submarine (1968), de George Dunning. Mais um longa baseado na obra dos Beatles. No filme, tendo a canção homônima como fio condutor, os Beatles combatem os Meanies, vilões que pretendem acabar com a arte e a música.
Foto: Reprodução/Divulgação
A Ponte do Desejo (1976), de Max Baer Jr - Inspirado na canção “Ode to Billie Joe”, de Bobbie Gentry, narra o suicídio do protagonista Joe sem deixar claro o motivo da busca pela morte. Estrelado por Bobby Benson e Glynnis O'Connor.
Foto: Reprodução/Divulgação
Take This Job And Shove It (1981), de Gus Trikonis- Comédia baseada na canção country de mesmo nome composta por David Allan Coe e cantada por Johnny Paycheck. É a história de um conglomerado de cervejarias com problemas financeiros e um jovem gerente que quer ajudar os amigos a manter os empregos.
Foto: Reprodução/Divulgação
Uma Linda Mulher (1999), de Garry Marshall - A música-título é "Pretty Woman" (no nome original), de Roy Robson, que embala a comédia romântica estrelada por Julia Roberts e Richard Gere. Música e filme perfeitamente identificados.
Foto: Reprodução/Divulgação
De-Lovely (2004), de Irwin Winkler - Aqui mais de uma música inspira o filme. A trajetória de Cole Porter, um dos maiores compositores americanos, é o tema do longa protagonizado por Kevin Kline. Clássicos como "Let's Do This, Let's Fall in Love" e "You're The Top" embalam o filme.
Foto: Reprodução/Divulgação
Perversa Paixão (1970), de Clint Eastwood - O ator, que fazia sucesso como cowboy, lançou este longa baseado na canção romântica "Misty", de Erroll Garner. Tanto que o título original é "Play Misty For Me" ("Toque Misty Para Mim"). A música segue os passos de Evelyn (Jessica Walter), que vai, pouco a pouco, revelando-se uma psicopata.
Foto: Reprodução/Divulgação
“Jolene” (2008), de Dan Ireland - Lançou no cinema a atriz Jessica Chastain. E se baseia na canção homônima, de 1973, um dos maiores sucessos da carreira de Dolly Parton. Naquele ano, a cantora liderou as paradas da Billboard no gênero country com essa canção.
Foto: Reprodução/Divulgação
Unidos Pelo Sangue (1991), de Sean Penn - O prestigiado ator estreou na direção, inspirando-se na canção “Highway Patrolman”, de Bruce Springsteen. Na trama, um veterano da guerra (David Morse) tenta reconstruir a vida com a ajuda do irmão mais novo (Viggo Mortensen).
Foto: Reprodução/Unidos pelo Sangue
Harper Valley PTA (1968), de Richard Bennett - A atriz Barbara Eden (famosa por "Jeannie é um Gênio") vive uma mãe moderna que se destaca entre os moradores conservadores de uma cidade de interior. Filme baseado na música lançada dez anos antes por Jeannie C. Riley.
Foto: Reprodução/Divulgação
Comboio (1978), de Sam Peckinpah - É inspirado numa canção de Bill Fries, conhecido como C.W. McCall. O ator Kris Kristofferson interpreta Rubber Duck, caminhoneiro que, junto com outros motoristas, enfrenta um xerife inescrupuloso. Em fuga para o Novo México, eles atraem viajantes e formam um gigantesco comboio.
Foto: Reprodução/Divulgação
Straight Outta Compton: A História do NWA (2015), de F. Gary Grey - O filme usa a canção "Straight Outta Compton" como gancho para narrar a trajetória do grupo de rap NWA, que fez sucesso nos Estados Unidos na década de 1990. O filho de Ice Cube interpreta o pai, que era integrante da banda.
Foto: Reprodução/Divulgação
"Veludo Azul" (1986), de David Lynch - O título original, "Blue Velvet", é a canção composta em 1950 por Bernie Wayne e Lee Morris, imortalizada pelo cantor Toni Bennett. Lynch foi indicado ao Oscar (Melhor Direção). Na trama um estudante acha uma orelha humana e, ao investigar, encontra uma cantora misteriosa e um gângster.
Foto: Reprodução/Divulgação MGM
Acompanhe o Entre Telas
Fique ligado para receber as últimas notícias e análises do mundo dos filmes e séries
Foto: Divulgação