Quem foi Julius Robert Oppenheimer?

Saiba mais sobre a figura histórica que inspirou o novo filme de Christopher Nolan.

Foto: Divulgação/Universal

Origem

Nascido em Nova Iorque, em 1904, Julius Robert Oppenheimer era filho de um casal de imigrantes judeus de origem alemã que fizeram fortuna com a indústria de tecidos. (01/12)

Foto: Reprodução/J. Robert Oppenheimer Memorial Committee

Criança prodígio

Desde pequeno, Robert se destacava por seu intelecto brilhante. Apesar dos boatos de depressão e saúde mental frágil, ele se formou na prestigiada Universidade Harvard em 1925. (02/12)

Foto: Reprodução/Harvard University

Física quântica

Após se formar em Harvard, Oppenheimer iniciou a sua carreira como docente no Instituto Tecnológico da Califórnia, onde estudava os processos energéticos das partículas e raios cósmicos. (03/12)

Foto: Reprodução/J. Robert Oppenheimer Memorial Committee

Colegas renomados

Oppenheimer também chegou a frequentar a Universidade de Göttingen, na Alemanha, onde fez doutorado e estudou com grandes nomes como Niels Bohr e Max Born. (04/12)

Foto: Reprodução/Domínio público

Projeto Manhattan

Em 1942, Robert foi chamado para participar do projeto no qual um grupo de físicos tinha a missão de desenvolver uma bomba atômica que defendesse os EUA das forças inimigas. (05/12)

Foto: Reprodução

Pai da bomba atômica

A liderança do Projeto Manhattan ficou por conta de Oppenheimer, rendendo-lhe o famoso apelido. Ele selecionou os melhores físicos da época para o trabalho, incluindo Albert Einstein. (06/12)

Foto: Reprodução/Alfred Eisenstaedt

Meta alcançada

O esforço de Robert deu frutos apenas em 16 de julho de 1945, quando aconteceu no deserto do Novo México a primeira explosão nuclear da história, intitulada como Trinity. (07/12)

Foto: REX/Shutterstock

Destruição

Depois de Trinity, duas bombas foram lançadas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em 1945, matando mais de 130 mil pessoas nos estágios finais da Segunda Guerra Mundial. (08/12)

Foto: Reprodução

Culpa

Nos anos seguintes, Robert lutou contra a própria invenção usando do poder político para tentar convencer o governo norte-americano a não investir nas bombas de hidrogênio. (09/12)

Foto: Reprodução

Fim da vida

Oppenheimer desistiu da política após o cansaço e a angústia das consequências de sua criação e voltou a dar aulas até sua morte, em 1967, quando foi vítima de um câncer na garganta. (10/12)

Foto: Marvin Koner

Nas telonas

A história do físico será contada pelo diretor Christopher Nolan em ‘Oppenheimer’. O filme estrelado por Cillian Murphy estreia nesta quinta (20) nos cinemas brasileiros. (11/12)

Foto: Divulgação/Universal

Acompanhe o Entre Telas 🎬

Fique ligado para receber as últimas notícias e análises do mundo dos filmes e séries. (12/12)

Foto: Divulgação/Universal