“Este é o universo da Marvel e eu estou apenas de passagem, como um marinheiro novo nesta cidade. Mostre-me o caminho de volta para casa”, declarou.
Foto: Gage Skidmore/Wikimedia Commons
Aos 82 anos (completados em 13/7), Harrison Ford interpreta Thaddeus "Thunderbolt" Ross, que nos filmes anteriores da franquia foi vivido por William Hurt (morto em 13/3/2022).
Foto: Divulgação
O lançamento nos cinemas está previsto para fevereiro de 2025. Harrison mantém o nível do personagem na sequência, já que, assim como Hurt, é um dos grandes nomes da indústria cinematográfica.
Foto:
Recentemente, em entrevista ao The Irish Examiner, o ator revelou que se arrependeu de não ter aceitado o papel de Bob Barnes no filme "Syriana". "Não tive convicção suficiente sobre a veracidade do material e acho que cometi um erro", afirmou Ford, após perceber a dimensão do filme.
Foto: Divulgação
O thriller político, que aborda bastidores da indústria do petróleo, valeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante a George Clooney, que, após a recusa de Harrison Ford, foi convidado para o papel do agente da CIA.
Foto: Divulgação
Harrison Ford lembrou que também deixou escapar outro papel importante: o de Robert Wakefield no filme "Traffic" (2000), que acabou caindo no colo do ator Michael Douglas.
Foto: Divulgação
Harrison Ford continua a ser apontado como um dos mais populares do cinema, o eterno "Indiana Jones". E mantém o charme. Em maio de 2023, ele até recebeu uma cantada de uma jornalista no Festival de Cannes, na França.
Foto: Reprodução Instagram
Harrison participou de uma coletiva sobre o filme "Indiana Jones- O Chamado do Destino", e a repórter disse que ainda o achava "gostoso". O ator Mads Mikkelsen e o diretor James Mangold se divertiram, pois o colega demonstrou embaraço com o elogio. Mas Harrison depois brincou: "Fui abençoado com esse corpo".
Foto: Reprodução de vídeo
No dia 18/5/2023, Harrison Ford se emocionou ao ser homenageado em Cannes. Ele chorou diante dos aplausos da plateia. O ator recebeu a Palma de Ouro pelo conjunto da carreira, o prêmio de maior prestígio do festival.
Foto: Reprodução de vídeo
Ele fez um agradecimento especial à esposa, Calista, dizendo que ela deu propósito à sua vida e que, sem ela, não teria conquistado seus sonhos. Na foto, uma imagem que viralizou de Harrison vendo Calista, orgulhoso.
Foto: Reprodução instagram
Após gravar "O Chamado do Destino", Harrison Ford anunciou a "aposentadoria" de Indiana Jones. "Este é o último filme da série e esta é a última vez que interpretarei o personagem. Prevejo que será a última vez que ele aparecerá em um filme", declarou ao "Total Film".
Foto: divulgação
"Indiana Jones e o Chamado do Destino", quinto filme da saga, ficou em cartaz no fim de 2023. O filme é dirigido por James Mangold, que também é o roteirista. Já a produção fica por conta de Steven Spielberg, Kathleen Kennedy, George Lucas, Frank Marshall e Simon Emanuel.
Foto: Divulgação
A franquia Indiana Jones pertence desde 2012 à Disney, que agora distribui os filmes e também explora o personagem em um de seus parques temáticos, em Orlando (EUA).
Foto: Reprodução do site claudia.abril.com.br/cultura
Indiana Jones é um arqueólogo americano, destemido, que está sempre acompanhado de sua chibata, chapéu e mochila. A interpretação de Harrison Ford consagrou o personagem numa saga que marca a história dos filmes de aventura.
Foto: Divulgação Lucasfilm
Henry Jones Júnior é ainda professor de arqueologia. Já Indiana é o nome do cachorro que ele teve na infância. Na vida real, o animal pertenceu ao cineasta George Lucas. Indiana também tem um revólver.
Foto: Reprodução/ O Indiana Jones
O primeiro filme da saga é "Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida", de 1981. Depois, vieram "O Templo da Perdição" (1984), "A Última Cruzada" (1989), "O Reino da Caveira de Cristal" (2008) e "Chamado do Destino" (2023).
Foto: Divulgação Reprodução IMDB
Além do conhecimento de línguas e civilizações, uma marca de Indiana Jones é o pavor de cobras. No filme "Os Caçadores da Arca Perdida" (1981), isso já fica claro quando ele, ao perceber a presença de serpentes no local, desabafa: "Por que tinham que ser cobras?"
Foto: Divulgação Lucasfilm
Curiosamente, Harrison Ford foi homenageado em 2023 dando nome a uma espécie de cobra recém-descoberta: a “Tachymenoides harrisonfordi”. O animal tem uma coloração marrom e amarela, e mede cerca de 41 cm.
Foto: montagem / reprodução
Embora um macho dessa espécie tenha sido encontrado em maio de 2022, no Peru, somente no dia 15/8/2023 é que a publicação científica sobre essa descoberta foi divulgada no periódico Salamandra.
Foto: divulgação / CONSERVATION INTERNATIONAL
Harrison se manifestou: “Esses cientistas continuam batizando criaturas com meu nome, mas são sempre as que aterrorizam as crianças. Eu não entendo. [...] Eu canto canções de ninar para minhas plantas de manjericão, para que elas não tenham medo da noite”.
Foto: Instagram @harrison_ford_verified_page
A espécie foi descoberta no Parque Nacional Otishi, o maior do Peru, por pesquisadores sul-americanos e dos EUA. O parque criado em 2003 tem 300 mil hectares, na Cordilheira de Vilcabamba. O cientista Edgar Lehr, integrante do projeto, festejou: “Descrever uma nova espécie é vital durante a crise da biodiversidade”, disse.
Foto: Hans Luiggi Unsplash
Ford também já havia sido homenageado dessa maneira anteriormente. Por exemplo, o nome científico de uma formiga (Pheidole harrisonfordi) e o de uma aranha (Calponia harrisonfordi) foram inspirados nele.
Foto: divulgação / encyclopedia of life
Com longa carreira no cinema, Harrison Ford ficou famoso por interpretar Han Solo na saga "Star Wars", que também é uma criação de George Lucas. Foram cinco filmes com ele, entre 1977 e 2019.
Foto: Lucasfilm wikimedia commons
Em 1985, Ford recebeu uma indicação ao Oscar, por seu trabalho em "Witness". Outro trabalho emblemático de Ford é o personagem Rick Deckard em "Blade Runner" (1982) e "Blade Runner 2049" (2017)
Foto: Instagram @harrisonford_official__
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Divulgação