A história do Brasil no Oscar

O Brasil nunca ganhou um Oscar, mas chegou perto algumas vezes. Relembre a trajetória do artistas brasileiros na disputa!

Foto: Reuters

Ary Barroso

Em 1945 Ary Barroso concorreu na categoria de Melhor Canção Original por 'Rio de Janeiro'. A música foi criada para o filme 'Brasil', de Joseph Santley, mas não levou a estatueta. (01/14)

Foto: Reprodução

'Orfeu Negro'

Em 1960 o Brasil chegou perto. 'Orfeu Negro' venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional. O longa era uma coprodução entre França, Itália e Brasil, e representou a França na cerimônia. Um prêmio para os franceses, mas com sabor brasileiro. (02/14)

Foto: Reprodução

'O Pagador de Promessas'

O filme de Anselmo Duarte foi 1º longa brasileiro a disputar o Oscar de Melhor Filme Internacional. Ele já havia vencido a Palma de Ouro em Cannes, mas perdeu o Oscar para 'Sempre aos Domingos', de Serge Bourguignon. (03/14)

Foto: Reprodução

Documentários

Brasileiros já disputaram a categoria de Melhor Documentário. 'Raoni','El Salvador: Another Vietnam', 'Lixo Extraordinário' e 'Democracia em Vertigem' disputaram em 1979, 1982, 2011 e 2016, respectivamente. 'Uma História de Futebol' (2001) disputou o prêmio de Curta-metragem em Live-action. Nenhum deles venceu. (04/14)

Foto: Divulgação

Será que vai?

É na categoria de documentário que o País pode vencer o seu 1º Oscar em 2022. 'Onde Eu Moro' disputa o prêmio de Documentário em Curta-Metragem, ele é dirigido pelo carioca Pedro Kos, ao lado do norte-americano Jon Shenk. Em 2015, 'O Sal da Terra', de Juliano Salgado e Wim Wender, foi indicado, mas não levou. (05/14)

Foto: Netflix

Em 1986

'O Beijo da Mulher Aranha', de Héctor Babenco, disputou 4 categorias na premiação de 1986: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Roteiro adaptado, vencendo apenas na categoria de Melhor Ator para William Hurt. (06/14)

Foto: Reprodução

Quase lá

O longa é considerado um dos melhores filmes da história do cinema brasileiro. Estrelado por Sônia Braga e Raúl Juliá, ele foi uma coprodução anglo-brasileiro e não representou o Brasil em nenhuma das indicações... (07/14)

Foto: Reprodução

Em 1993

A brasileira Luciana Arrighi venceu o Oscar de Direção de Arte (hoje chamado de Design de Produção), em 1993, pelo filme inglês 'Retorno a Howards End'. (08/14)

Foto: Reprodução

Anos 90

O Brasil emplacou 3 indicações na categoria de Filme Internacional nos anos 90. A boa fase se iniciou em 1996 com a indicação de 'O Quatrilho', de Fábio Barreto, seguido de 'O Que É Isso, Companheiro?', de Bruno Barreto, em 1998. (09/14)

Foto: Reprodução

A grande gafe

'Central do Brasil', de Walter Salles, disputou a estatueta de Filme Internacional e Melhor Atriz, com a magnífica Fernanda Montenegro. 'A Vida é Bela' bateu o filme e Fernanda perdeu para Gwyneth Paltrow. Uma das grandes injustiças da cerimônia... (10/14)

Foto: Reprodução

'Cidade de Deus'

Em 2004, uma das grandes obras-primas do cinema nacional, 'Cidade de Deus', de Fernando Meirelles, foi o único filme 100% brasileiro a disputar 4 categorias do Oscar Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia, mas não venceu em nenhuma 💔 (11/14)

Foto: Reprodução

Latinos

'Diários de Motocicleta', dirigido por Walter Salles, foi uma coprodução entre diversos países que recebeu 2 indicações em 2005: Roteiro Adaptado e Melhor Canção Original, vencendo a última com uma canção assinada pelo uruguaio, Jorge Drexler. Uma vitória do Uruguai e da América Latina. (12/14)

Foto: Reprodução

Animação

Em 2016, 'O menino e o mundo', de Alê Abreu, perdeu o Oscar de Melhor Animação para 'Divertida Mente'. (13/14)

Foto: Reprodução

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acompanhe o site e as redes sociais! (14/14)

Foto: Oscar