Quase 50 anos
A primeira cerimônia do Oscar aconteceu em 1929, mas somente 48 anos depois uma mulher foi indicada ao prêmio de Melhor Direção. Quem foi ela? (01/12)
Foto: Reprodução
Lina Wertmüller
Em 1977, Lina Wertmüller disputou o prêmio de Melhor Direção com ‘Pasqualino Sete Belezas’, mas não venceu. A cineasta e dramaturga suíça recebeu o Oscar Honorário em 2019. Ela faleceu em 2021, aos 93 anos. (02/12)
Foto: Reprodução
Jane Campion
Após 17 anos, Jane Campion conquistou a segunda indicação por 'O Piano'. Além de se tornar a 1ª mulher a vencer a Palma de Ouro em Cannes, o longa de Campion venceu 3 das 8 indicações ao Oscar de 1994, levando as estatuetas de Melhor Atriz, Atriz Coadjuvante e Roteiro Original. (03/12)
Foto: Reprodução
Disputa acirrada
A estatueta de Melhor Direção foi para Steven Spielberg, que venceu com ‘A Lista de Schindler’. (04/12)
Foto: Reprodução
Sofia Coppola
Em 2004, ‘Encontros e Desencontros’ recebeu 4 indicações ao Oscar. O filme de Sofia Coppola, que também alavancou a carreira de Scarlet Johansson, disputou as estatuetas de Melhor Direção, Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Roteiro Original. Sofia venceu apenas na última categoria. (05/12)
Foto: Reprodução
A primeira
A 1ª mulher a vencer o Oscar de Direção foi Kathryn Bigelow com ‘Guerra ao Terror’. Em 2010, a produção recebeu 9 indicações e levou para casa 6 prêmios: Melhor Direção, Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Edição, Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som. (06/12)
Foto: Reprodução
Kathryn Bigelow
'Guerra ao Terror' também levou a estatueta de Melhor Filme desbancando a super produção de James Cameron, 'Avatar'. Cameron, aliás, já foi casado com Kathryn. Vencer é bom, mas vencer o ex é ainda melhor... (07/12)
Foto: Reprodução
Greta Gerwig
Em 2018, ‘Lady Bird', de Greta Gerwig, foi indicado em 5 categorias: Melhor Filme, Atriz, Atriz Coadjuvante, Roteiro Original e Direção. Mas o filme não venceu em nenhuma. Greta perdeu para ‘A Forma da Água, de Guillermo del Toro, e para Jordan Peele, que venceu o prêmio de Roteiro Original por ‘Corra’. (08/12)
Foto: Reprodução
Chloé Zhao
Somente em 2021 duas mulheres disputaram o prêmio de Melhor Diretora: Chloé Zhao por ‘Nomadland’ e Emerald Fennell por ‘Bela Vingança’. Zhao venceu e tornou-se a 2ª mulher a receber a estatueta de Melhor Direção. ‘Nomadland’ também levou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Atriz. (09/12)
Foto: Reprodução
Emerald Fennel
Emerald Fennel não saiu de mãos vazias da premiação. A atriz e diretora venceu o prêmio de Roteiro Original por ‘Bela Vingança’. A edição de 2021 do Oscar, aliás, foi a que mais premiou mulheres, com 17 vitórias ao todo. (10/12)
Foto: Reuters
Jane Campion
'O Ataque dos Cães' é uma das grandes apostas da premiação deste ano com 12 indicações. Jane Campion, diretora do longa, disputará pela segunda vez o prêmio de Melhor Direção. Será que ela ganha? (11/12)
Foto:
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acompanhe o site e as redes sociais! (12/12)
Foto: Vanity Fair