Quem é o artista que vem sendo indicado ao Oscar há 7 décadas?
Você com absoluta certeza já ouviu algo criado por ele.
Foto: Redação Entre Telas
Quando pensamos nos nomes mais indicados ao Oscar, é fácil recordar de figuras como Meryl Streep, Katherine Hepburn e Bette Davis, atrizes que acumulam dezenas de indicações e têm carreiras mais que consolidadas.
Foto: ePipoca
Mas não é delas que estamos falando...
A pessoa que acumula cinco vitórias e o recorde mais indicações individuais, com 54 no total, é um senhor de 92 anos cujo rosto pode passar despercebido em muitos lugares: o maestro John Williams.
Foto: Redação Entre Telas
Compositor de trilhas inconfundíveis, de clássicos como 'Tubarão', 'Super-Homem', da saga Star Wars e Indiana Jones, Williams permanece uma figura das mais relevantes na sétima arte. Ele está há 70 anos recebendo indicações ao Oscar, e é hoje reconhecido como um dos compositores mais importantes e renomados de toda a história do cinema.
Foto: Redação Entre Telas
O homem trabalha!
Contando a edição deste ano, Williams tem ao todo 54 indicações ao Oscar. A a mais recente foi por melhor trilha original de 'Indiana Jones e a Relíquia do Destino', mas ele também tem outros inúmeros trabalhos marcantes
Foto: Getty Images/Divulgação
De onde você conhece ele?
As cinco vitórias de Williams são por melhor música e trilha de 'Um Violinista no Telhado' (1972), melhor trilha de 'Tubarão' (1976), melhor música e trilha original de 'Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança'(1978), 'E.T.: O Extraterrestre' (1983) e por fim, 'A Lista de Schindler' (1994).
Foto: Redação Entre Telas
John Williams também é o nome por trás das trilhas de títulos como 'Esqueceram de Mim', 'O Resgate do Soldado Ryan', 'Harry Potter e a Pedra Filosofal', 'Contatos Imediatos de Terceiro Grau', entre outros. É um currículo de dar inveja!
Foto: Redação Entre Telas
Parceiro de Steven Spielberg
Em 2012, o cineasta afirmou que Williams é "a contribuição mais importante" para seu sucesso como cineasta. As suas parcerias mais frutíferas, de fato, são com Spielberg e George Lucas.
Foto: Redação Entre Telas
“Sem ele, as bicicletas não voam, nem as vassouras nas partidas de Quadribol ou os homens de capa vermelha. A Força não existe, os dinossauros não andam pela Terra, não admiramos, não choramos, não acreditamos”, disse Steven Spielberg em homenagem ao compositor em 2016.
Foto: Flipar
Nascido em Long Island em 1932, John Williams vem de uma família imersa na úsica. Seu pai era percussionista de jazz e ele estudou com o compositor italiano Mario Castelnuovo-Tedesco. Em 1952, já compunha para a banda da Força Aérea Americana. Seu primeiro crédito para o cinema é na trilha de 'Daddy-O, de 1959. Ele permanece incansável desde então.
Foto: Redação Entre Telas
Acompanhe o Entre Telas
Fique ligado para receber as últimas notícias e análises do mundo dos filmes e séries.
Foto: Canaltech