Titanic: Compare pessoas reais do navio com atores do filme

A visão 3D do Titanic, divulgada recentemente a partir de uma varredura digital, mostra o navio completo no fundo do oceano. E causa assombro.

Foto:

A varredura foi feita no verão de 2022 pela Magellan Ltd, uma empresa de mapeamento de águas profundas, e pela Atlantic Productions.

Foto:

Mais de 700 mil fotos foram tiradas, em todos os ângulos, criando a reconstrução das ruínas, em 3D, e o resultado impressiona.

Foto:

Os dias 14 e 15 de abril são tragicamente históricos na navegação mundial. Às 23h40 de 14 de abril de 1912, o transatlântico Titanic bateu num iceberg. Às 2h20 do dia 15, ele afundou por completo.

Foto: domínio público

Foi uma madrugada de pânico, que deixou 1.514 mortos. Resultado do excesso de confiança no navio, considerado "inafundável" pelos construtores, e da negligência, pela falta de botes suficientes para o salvamento de todos.

Foto: DOMÍNIO PÚBLICO

O Titanic partiu no dia 10 de abril do porto de Southampton, na Inglaterra, levando 2.200 passageiros. A mais nova era Milvina Dean (na foto com a mãe), de apenas dois meses de idade.

Foto: Domínio público

A mãe de Milvina sobreviveu. O pai morreu no naufrágio. E Milvina acabou sendo a sobrevivente mais longeva do Titanic. Ela só morreu em 31/5/2009, aos 97 anos.

Foto: Stephen Daniels wikimedia commons

A empresa do navio, White Star Line, queria que a viagem fosse rápida para ganhar um prêmio: "Fita Azul", para a embarcação que fizesse o percurso entre Europa e EUA em menor tempo.

Foto: domínio público

Historiadores concluíram que essa pressa impediu que o navio desviasse a tempo do iceberg, depois que ele foi visto. A colisão causou um rombo de mais de 100 metros no casco.

Foto: domínio público

A história do Titanic sempre rendeu obras de arte, filmes, livros, devido ao impacto causado na época e a dimensão da tragédia no contexto histórico.

Foto: domínio público

O filme mais famoso é "Titanic", de James Cameron, estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet. Ambos viveram personagens fictícios, mas o filme retratou pessoas que, de fato, estavam no navio.

Foto: divulgação

Veja a seguir o passageiro ou tripulante verdadeiro do Titanic e como ele foi retratado no filme. Foto e nome do personagem real e do ator que o interpretou.

Foto: domínio público

Thomas Andrews (por Victor Garber) - O engenheiro foi o construtor do Titanic. Relatos deram conta de que ele ajudou muitas pessoas a colocarem os coletes salva-vidas e embarcarem nos botes. Ele não sobreviveu.

Foto: Montagem Flipar

Margaret Brown (interpretada por Kathy Bates) - Foi uma socialite, filantropa e ativista americana. Embarcou num bote salva-vidas e sobreviveu. Morreu em 1932, aos 65 anos.

Foto: Montagem Flipar

William Murdoch (por Ewan Stewart) - Foi o primeiro imediato no navio e tentou evitar a colisão. No filme, ele aceita suborno e atira em pessoas em pânico. Sua família ficou indignada e os cineastas foram pessoalmente se desculpar. Murdoch morreu no naufrágio.

Foto: Montagem Flipar

Charles Lightoller (por Jonathan Phillips) - Foi o segundo imediato do Titanic. Ajudou muitos a se salvarem e, de volta ao continente, deu informações importantes para a melhoria da segurança nos navios.

Foto: Montagem Flipar

Wallace Hartley (por Jonathan Evans-Jones) - Era o líder da orquestra do navio e manteve os músicos tocando até o navio submergir. Nenhum sobreviveu.

Foto: Montagem Flipar

Archibald Gracie IV (por Bernard Fox) - O coronel ajudou passageiros, sobreviveu e escreveu um livro sobre a tragédia. Mas sofreu sequelas da hipotermia e das lesões físicas sofridas e morreu oito meses após o naufrágio. Ele estava tão traumatizado que suas últimas palavras foram "Devemos levar todos para os botes".

Foto: Montagem Flipar

Isidor e Ida Straus (por Lew Palter e Elsa Raven) - O casal era dono da rede de lojas Macy's. Isidor Straus, 67 anos, e a esposa Ida Straus, 63, morreram no naufrágio.

Foto: Montagem Flipar

John Jacob Astor IV (por Eric Braeden) - Era um incorporador imobiliário americano. A pessoa mais rica a bordo do Titanic. Seu corpo foi encontrado e reconhecido por causa das iniciais na sua jaqueta.

Foto: Montagem Flipar

Madeleine Force (por Charlotte Chatton) - Esposa de John Jacob Astor IV. Sobreviveu ao naufrágio e morreu aos 46 anos, em 1940, nos EUA.

Foto: Monategm Flipar

John "Jack" Phillips (por Gregory Cooke) - Era o operador de rádio do navio. Ele enviou sinais de socorro quando o Titanic bateu no iceberg. Não sobreviveu.

Foto: Domínio público montagem flipar

Harold Bride (por Craig Kelly) - Era o operador sem fio júnior. Ajudou John "Jack " Phillips a enviar mensagens. Ele sobreviveu ao naufrágio e seu depoimento foi importante na investigação.

Foto: Montagem Flipar

Benjamin Guggenheim (por Michael Ensign) - Foi um empresário americano, de uma família de magnatas da mineração. Sobreviventes disseram que, ao perceber que não conseguiria sobreviver, ele e o seu valete foram à cabine e vestiram suas melhores roupas. Benjamin disse que eles afundariam "como cavalheiros".

Foto: Montagem Flippar

Frederick Fleet (por Scott Anderson) - O marinheiro sobreviveu e contou que, sem binóculos, estava com a visibilidade ainda mais reduzida (além das más condições meteorológicas). Quando tripulantes perceberam o iceberg, já era tarde.

Foto: Montagem Flipar

Cosmo Duff-Gordon (por Martin Jarvis) - Foi um medalhista de pra olímpico na Esgrima. Ele sobreviveu ao naufrágio e foi vítima de um boato de que teria dado suborno para violar a regra de prioridade para mulheres e crianças. Mas depois foi inocentado dessa acusação.

Foto: Montagem Flipar

Lady Lucy Duff (por Rosalind Ayres) - Foi uma estilista, esposa de Cosmo Duff-Gordon. Escapou do navio com ele num bote salva-vidas logo no começo da confusão, antes que o pânico se instalasse.

Foto: Montagem Flipar

Henry Wilde (por Mark Lindsay Chapman) - Foi um chefe oficial do Titanic. Com carreira na White Star, trabalhou em diversos navios. Não sobreviveu ao naufrágio.

Foto: Montagem Flipar

Noël Leslie (por Rochelle Rose) - A condessa de Rothes era uma passageira da primeira classe que escapou num dos botes e ajudou a salvar passageiros da terceira classe que estavam com ela.

Foto: Montagem Flipar

Os destroços do Titanic foram encontrados em 1/9/1985, após várias décadas de buscas. Os restos estão a 3.843 metros de profundidade, a sudoeste da ilha de Terra Nova, no Canadá.

Foto: reprodução University Rhode Island

Acompanhe o Entre Telas

https://www.terra.com.br/byte/fisiculturista-engole-39-moedas-e-37-imas-para-tentar-absorver-zinco,9026f41f5edf2a4e92563a1691f3089fhjs2wrig.html

Foto: