Fernanda Torres é indicada ao Oscar por atuação em 'Ainda Estou Aqui'
Foto: Reprodução/@oficialfernandatorres
Vencedora do Globo de Ouro, Fernanda Torres foi indicada ao Oscar 2025 de melhor atriz por sua interpretação de Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui”. O anúncio dos concorrentes foi feito na quinta, dia 23/01, e a cerimônia de premiação acontecerá no dia 2 de março, em Los Angeles.
Foto: Reprodução/@oficialfernandatorres
Além de Fernanda Torres, o filme dirigido por Walter Salles recebeu indicações para Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. Na categoria de Melhor Atriz, Fernanda Torres tem como rivais Cynthia Erivo (“Wicked”), Demi Moore (“A Substância”), Karla Sofia Gascón (“Emilia Pérez”) e Mikey Madison (“Anora”).
Foto: Divulgação
Com a indicação de Fernanda Torres, o Brasil volta a ter uma representante em uma categoria de atuação no Oscar após 26 anos. A última vez que isso havia acontecido foi com Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, por “Central do Brasil” (1998), também de Walter Salles.
Foto:
Fernanda Torres esteve recentemente no talk show Jimmy Kimmel, um dos mais famosos da TV americana, e foi ovacionada pela plateia. Na entrevista, ela contou uma situação curiosa que passou com o troféu do Globo de Ouro no aeroporto de Los Angeles, nos Estados Unidos.
Foto: Reprodução
"Um homem do TSA (Transportation Security Administration, responsável pela segurança no transporte dentro dos EUA) olhou e disse: 'O que você tem aqui?!'. 'Bom, é um Globo de Ouro'. 'Eu posso ver que é um Globo de Ouro. Pelo quê? Como você ganhou?!'. Eu venci Melhor Atriz de Drama'", afirmou Fernanda Torres.
Foto: Reprodução
Fernanda Torres disse que precisou carregar o troféu do Globo de Ouro porque os incêndios que tomaram conta de Los Angeles impediram que ela o entregasse ao produtor que o traria para o Brasil. “Você pode matar alguém”, brincou a atriz ao comentar o peso da honraria.
Foto: Divulgação
No dia 5/1, Fernanda Torres obteve um feito inédito para o Brasil ao vencer o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro 2025.
Foto: Reprodução TNT
Durante seu discurso, ela dedicou o prêmio à sua mãe, Fernanda Montenegro, relembrando que, 25 anos antes ela havia sido indicada na mesma categoria por "Central do Brasil" (1998).
Foto: montagem/reprodução
Destaque na comédia, em novela, papéis marcantes em séries e até trabalho com vencedor de Oscar: relembre a trajetória de Fernanda Torres!
Foto: wikimedia commons Raph_PH
Atriz, escritora e roteirista, Fernanda Torres nasceu em 15 de setembro de 1965, no Rio de Janeiro.
Foto: reprodução/instagram
Ela é filha de dois ícones do teatro e da televisão brasileira: a atriz Fernanda Montenegro (foto) e o diretor Fernando Torres. Depois de crescer tendo contato com o teatro, aos 13 anos Torres ingressou no Tablado, renomada escola de formação de atores.
Foto: Reprodução/Instagram
Estudou no Instituto Souza Leão, uma escola experimental, e concluiu o ensino médio no Colégio São Vicente de Paulo. Decidiu seguir a carreira de atriz logo após o vestibular.
Foto: reprodução/instagram
Sua estreia na TV veio em 1979, no programa Nossa Cidade, da TVE. No mesmo ano, começou sua carreira na TV Globo, na série "Aplauso" (foto).
Foto: montagem/reprodução tv globo
Sua estreia em novelas foi aos 15 anos, em 1981. Ela viveu a personagem Fauna Rosa França em "Baila comigo", de Manoel Carlos.
Foto: reprodução/tv globo
Em 1986, Torres viveu a protagonista Simone Marques no remake da novela "Selva de Pedra".
Foto: divulgação/tv globo
Porém, foi nas séries e especiais que Fernanda Torres fez seu nome na TV brasileira. A mais conhecida, sem dúvidas, foi "Os Normais", que foi ao ar de 2001 a 2003.
Foto: divulgação/globo
Ao lado de Luiz Fernando Guimarães, Torres consolidou sua popularidade, destacando seu timing cômico e carisma ao viver a icônica Vani.
Foto: reprodução/tv globo
A série explorava de forma irreverente os dilemas de um casal moderno e se tornou um clássico da televisão brasileira, gerando ainda dois filmes de sucesso.
Foto: reprodução
Outros exemplos de séries em que Fernanda atuou incluem "Tapas e Beijos" (2011-2015), "Filhos da Pátria" (2017–2019) e "Todas as Mulheres do Mundo" (2020).
Foto: reprodução/tv globo
No cinema, Torres fez sua estreia em 1983, no filme "Inocência", baseado na obra do Visconde de Taunay e dirigido por Walter Lima Jr.
Foto: reprodução/bandplay
Por "Eu Sei Que Vou Te Amar" (1986), dirigido por Arnaldo Jabor, a atriz brasileira foi eleita melhor atriz nos Festivais de Cinema de Cannes e de Cuba.
Foto: reprodução
Torres também trabalhou em "Homem de Guerra" (1991), no qual contracenou com o renomado ator Anthony Hopkins.
Foto: reprodução
Em entrevista à revista W, no início deste ano, Torres confessou que não acha o filme lá essas coisas: “Eu atuei no México. Fiz o último filme muito ruim de Anthony Hopkins“.
Foto: Reprodução
Em 1997, Fernanda esteve em "O que é Isso, Companheiro?", de Bruno Barreto, que concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro — essa, inclusive, foi uma das vezes em que ela e a mãe trabalharam na mesma obra.
Foto: reprodução
Além dessa, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro estiveram juntas em “Fogo e Paixão” (1989), “Traição” (1998), "Gêmeas" (1999), “Redentor” (2004), e no elogiado drama "Casa de Areia" (2005 - foto), no qual interpretam mãe e filha.
Foto: reprodução
Além de atriz, Fernanda Torres é uma escritora talentosa. Publicou crônicas em veículos renomados, como a revista "Piauí", e lançou livros de sucesso, como "Fim" (2013) e "A Glória e Seu Cortejo de Horrores" (2017).
Foto: reprodução/@oficialfernandatorres
Na vida pessoal, Fernanda é casada com o cineasta Andrucha Waddington, com quem tem dois filhos.
Foto: divulgação/Victor Pollak/Globo
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Reprodução/@oficialfernandatorres