De camelô a dono de emissora de TV: relembre a trajetória de Silvio Santos
Um dos grandes nomes da televisão brasileira morreu neste sábado, 17, aos 93 anos
Foto: Reprodução/Facebook
Morre Silvio Santos
Senor Abravanel, conhecido popularmente como Silvio Santos, morreu aos 93 anos neste sábado, 17, em São Paulo. O apresentador tinha sido internado em uma unidade de saúde para tratar um quadro de H1N1. Relembre a trajetória de um dos maiores nomes da televisão brasileira.
Foto: Reprodução/SBT
Senor Abravanel
Filho de dois imigrantes judeus, o nome de batismo de Silvio é, na verdade, Senor Abravanel. Ele nasceu em 12 de dezembro de 1930, no Rio de Janeiro, e tem cinco irmãos: Beatriz, Perla, Sara, Léo e Henrique.
Foto: Reprodução/SBT
Começou no empreendedorismo
Quando tinha 14 anos, decidiu começar a trabalhar como vendedor ambulante, após ver um homem trabalhando na rua durante as eleições de 1946. Junto com o irmão Leon, Silvio vendia capas para títulos de eleitor e canetas e aprendeu truques com moedas e baralho para chamar atenção da clientela.
Foto: Reprodução/SBT
Dom para comunicação
Uma vez, um diretor da fiscalização da prefeitura tentou impedir que Silvio vendesse, mas, ao perceber que o menino era estudante e falava bem, ele resolveu levá-lo até uma rádio. Lá, ele passou em um concurso de locutor. Ele chegou a exercer por um tempo, mas como o pagamento era ruim, desistiu e voltou a vender.
Foto: Reprodução/SBT
Vida no Exército
Aos 18 anos, ele precisou servir no Exército e chegou a participar da Escola de Paraquedistas. Durante as folgas, trabalhava em uma rádio, mas sem ser pago. Depois de finalizar o serviço, passou a trabalhar como locutor em algumas emissoras do Rio.
Foto: Reprodução/SBT
Do Rio para São Paulo
Em 1950, Silvio passou em um teste para locutor em uma rádio paulista e, quatro anos depois, assinou seu primeiro contrato como locutor da Rádio Nacional. Ainda no trabalho, ele criou uma revista chamada “Brincadeiras para você” com palavras cruzadas, charadas e passatempos, que vendia nos comércios, atuou como corretor de anúncios e fez shows em circos como animador. Tudo para integrar a renda.
Foto: Reprodução/Blog Astros em Revistas
“Baú da Felicidade”
O talento chamou atenção de Manoel de Nóbrega, que o convidou para trabalhar em seu programa na Rádio Nacional como animador. Alguns anos depois, o comunicador deu a empresa “Baú da Felicidade” após perceber o empenho de Silvio no negócio.
Foto: Reprodução/SBT
“Baú da Felicidade”
Para promover a empresa, Silvio fazia shows em circo e aproveitava para vender os carnês, dessa forma, a empresa ficou bastante conhecida entre o grande público paulista.
Foto: Reprodução/SBT
Carreira na TV
Em 1961, Silvio Santos migrou para a televisão. Seu primeiro programa na TV Paulista se chamava “Vamos Brincar de Forca”, aos domingos. Depois o formato cresceu para o "Programa Silvio Santos". No ano seguinte, fundou uma empresa de publicidade.
Foto: Reprodução/Blog Astros em Revistas
Outros programas
Em 1965, o apresentador migrou para a TV Tupi e comandava um programa nas noites de quarta-feira chamado “Festa dos Sinos”. O nome mudou três vezes até parar em “Silvio Santos Diferente".
Foto: Reprodução/Blog Astros em Revistas
Silvio Santos e a Globo
Ao longo dos anos, a TV Paulista migrou para Globo. Em 1971, o contrato de Silvio finalizou, e o apresentador pensou em deixar a emissora após um desentendimento em um acordo, além do interesse dele em adquirir ações na Record. Até que Roberto Marinho ligou pessoalmente para ele afirmando que gostava do programa dele e que queria que continuasse por mais cinco anos. Silvio aceitou.
Foto: Reprodução/Blog Astros em Revistas
Canal 11 - TVS Rio
Em 1975, Silvio conseguiu assinar um contrato para obter o Canal 11, do Rio de Janeiro. A assinatura aconteceu em 22 de dezembro, data que iria marcar o início do que viria a ser o SBT. Em 14 de maio do ano seguinte, o apresentador estreou com o Studio Silvio Santos Cinema e Televisão Ltda., ou simplesmente TVS.
Foto: Reprodução/Blog Astros em Revistas
Exibição na Record
Além da TVS, no Rio, o "Programa Silvio Santos" passava simultaneamente na TV Tupi e na TV Record, em São Paulo.
Foto: Reprodução/Blog Astros em Revistas
Nasce o SBT
Em 19 de agosto de 1981, foi inaugurado o Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT. A emissora se consolidou entre os anos 80 e 90 com atrações como “Show do Milhão”, “Ídolos”, “Programa Viva a Noite”, “Domingo Legal”, “Repórter com Marília Gabriella”, “Hebe”, “Veja o Gordo” e “Chiquititas”.
Foto: Reprodução/Blog Astros em Revistas
Afastamento da TV
Com idade avançada e após mais de 50 anos de carreira, Silvio Santos se afastou do seu maior sucesso, o “Programa Silvio Santos”, que atualmente é apresentado por uma de suas filhas, Patrícia.
Foto: Reprodução/Facebook
Acompanhe o Terra
Saiba de tudo o que aconteceu no Brasil e no mundo em nosso portal e redes sociais.
Foto: Reprodução/Blog Astros em Revistas