O caso
Nos últimos dias Agenor Tupinambá, que criava a capivara Filó, foi obrigado a entregá-la ao IBAMA. O tiktoker foi acusado de maus-tratos e de lucrar com o animal silvestre. (01/11)
Foto: @Instagram
Multas
Nas redes, Agenor contou que foi obrigado a excluir todos os conteúdos com Filó e que foi multado em mais de R$ 17 mil pelo IBAMA. “Nunca lucrei nada com ela”, disse. (02/11)
Foto: @Instagram
Vaquinha
Para pagar as multas do IBAMA, Agenor criou um financiamento coletivo online. Em poucos dias, ele recebeu mais de R$ 70 mil de seus seguidores do Brasil inteiro. (03/11)
Foto: @Instagram
A gaiola de Filó
A deputada estadual Joana Darc (União Brasil) viralizou ao invadir o local em que Filó estava e alegar que a capivara morava em uma gaiola imunda e sem vacinas. (04/11)
Foto: @Instagram
Repercussão
A invasão da deputada resultou em protesto no Centro de Triagem de Animais Silvestres e críticas ao IBAMA nas redes, ambos pediam que o órgão devolvesse Filó a Agenor. (05/11)
Foto: @Instagram
O governo em ação
Após a invasão da deputada ao CETAS, a Justiça concedeu uma liminar para que ela e profissionais avaliem as condições da capivara. Porém, sem libertá-la ainda. (06/11)
Foto: @Instagram
O falso retorno de Filó
Ao saber da liminar, internautas leram a informação de maneira incorreta, difundindo que Filó voltaria a Agenor, o que apenas confundiu quem acompanhava o caso. (07/11)
Foto: @Instagram
A voz do IBAMA
Nas redes, o órgão se manifestou, negou a devolução da capivara e chamou Agenor de “infrator”. O instituto ainda negou que teriam remédios vencidos no CETAS. (08/11)
Foto: @Instagram
Luisa Mell e Arnaldo Rocha
Os dois ativistas da causa animal foram cobrados pelos seguidores a apoiar Agenor. Após pouco tempo de pressão, ambos o fizeram publicamente. (09/11)
Foto: @Instagram
De volta para casa!
Neste domingo, 30, a Justiça do Amazonas determinou a devolução de Filó a Agenor. O reencontro teve muita emoção e choro dos presentes. (10/11)
Acompanhe no Terra 🌎
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes. (11/11)
Foto: @Instagram