Patrícia Poeta dá cortada em Manoel Soares, e irrita web

Foto: Instagram/Reprodução de TV

Um dos assuntos mais comentados no Brasil desde a última segunda-feira (03) é a "cortada", ao vivo, de Patrícia Poeta em Manoel Soares. Os dois jornalistas são apresentadores do "Encontro", matinal da Rede Globo. Confira os detalhes!

Foto: Instagram/Reprodução de TV

O tema do programa, naquele momento, era o ChatGPT. Manoel Soares começou a falar com o público, de frente para uma câmera. Eis que Patrícia passa pela mesma câmera, a passos largos, se dirigindo à produção para entregar um tablet que ela tinha acabado de usar para falar sobre o tema.

Foto: Reprodução de TV

"Vou pedir para o Erick colocar para mim aqui. Só um minutinho, Manoel... Mas pode falar, Manoel", disse Patrícia Poeta. A julgar pelas imagens, Soares se incomodou com a situação e, aparentemente, revirou o olho.

Foto: Reprodução de TV

Nas redes sociais, a maioria dos internautas criticou e até detonou a postura de Patrícia. Eles acusaram a jornalista de ser insensível e egoísta. Também houve quem viu teor racista na atitude de Poeta.

Foto: Reprodução de TV

Em entrevista ao portal Uol, Patrícia Poeta afirmou que se atrapalhou e afirmou que este tipo de cena tende a ser natural em programas ao vivo.

Foto: Reprodução Instagram

"Foi uma casualidade, das várias que podem acontecer num programa ao vivo. Estava tendo dificuldade com uma nova tecnologia e estava procurando ajuda para fazer acontecer. Coisas de programa ao vivo", comentou.

Foto: Reprodução Instagram

No início da tarde, Manoel Soares postou uma selfie em um aeroporto, com a legenda: "Amor é a chave". Para muitos, isto pode ter sido uma alfinetada no colega. Já outros enxergam apenas como uma reflexão.

Foto: Reprodução Instagram

Soares estava no aeroporto, indo para o Rio de Janeiro, onde deu uma entrevista ao canal "GNT", também do Grupo Globo. Ele não falou abertamente sobre o tema, mas falou sobre críticas.

Foto: Reprodução Instagram

"Eu, por exemplo, fui uma pessoa em um cenário da minha vida que eu sempre fui muito criticado. Então, a crítica doeu muito e quando a crítica batia eu já tinha uma memória afetiva de dor que, maluco, doía demais".

Foto: Reprodução Instagram

"Essa agenda de resiliência, por exemplo, em mim, ela não tava tão forte assim a ponto da crítica virar construtiva de uma hora para outra. Eu sempre achava que era pessoal porque as porradas que tomei sempre foram personalizadas, então é muito difícil de você entender o processo construtivo da crítica", concluiu.

Foto: Reprodução Instagram

Ainda na segunda (03), Manoel postou um vídeo de Mujica, ex-presidente do Uruguai: “Há muita infelicidade no mundo, não só pobreza. Há pobreza na cabeça e na alma. E você não compra com dinheiro, compra com o tempo de sua vida que gastou para ter esse dinheiro. Mas o tempo da vida não se repõe. A vida é aventura".

Foto: Reprodução Instagram

Já nesta terça-feira (04), muita gente parou para ver o programa após a situação. Manoel Soares não participou, ainda por conta da participação no programa do GNT. Assim, Patrícia Poeta conduziu sozinha o programa. Ela não tocou no assunto do corte.

Foto: Reprodução Instagram

Já na Internet, um dos comentários que mais repercutiu foi a do jornalista Jonas Di Andrade, do "Voz das Comunidades". Até o fechamento desta galeria, foram mais de 23 mil curtidas, além de 500 comentários e 1 milhão de visualizações.

Foto: Reprodução Instagram

"A emissora fala tanto de antirracismo, mas não é a primeira vez que a gente vê uma cena em que Patrícia Poeta parece destratar Manuel Soares. A gente precisa exigir que ele seja tratado com o mínimo de respeito e profissionalismo. Inadmissível isso", postou o comunicador.

Foto: Reprodução Twitter

A Internet lembrou ainda que esta não é a primeira vez que a dupla vive um "climão" ao vivo. Em 5 de setembro, por exemplo, alguns internautas viram uma suposta cortada de Poeta em Manoel. Na ocasião, o "Encontro" recebeu a cantora Kell Smith.

Foto: Reprodução Instagram @kellsmith

Poeta encerrou o programa, despediu-se da artista e não deu a palavra a Manoel: "Vamos encerrar então? Aquela saideira? Pode cantar a música ‘Mudei’? Pode ser? Kell Smith para você, aqui no ‘Encontro’. Uma boa semana para todos nós", disse Patrícia.

Foto: Reprodução Instagram @patriciapoeta

Os internautas também dizem que estão notando que ambos postam cada vez menos fotos juntos. Ainda no final do ano, o jornalista Alessandro Lo-Bianco, do programa "A Tarde É Sua", da Rede TV, falou que os dois brigaram algumas vezes, por conta de protagonismo na atração, bem como pautas.

Foto: Reprodução Instagram @manoelsoares

Por outro lado, há quem acuse Manoel de também interromper as falas de Patrícia Poeta. Ela, segundo o nome do programa ("Encontro com Patrícia Poeta") é a "01".

Foto: Reprodução Instagram @manoelsoares

O programa foi idealizado por Fátima Bernardes, que foi a titular entre junho de 2012 e julho de 2022, quando saiu e deu lugar à Patrícia e Manoel. Os dois já tinham apresentado o programa, mas como reservas.

Foto: Reprodução TV Globo

Pesquisas e reportagens indicam que a audiência do programa tem oscilado. Em 3 de janeiro, por exemplo, houve um pico de 8,7 pontos de audiência. Já no dia 3 de fevereiro, superou os 10 pontos.

Foto: Reprodução Instagram @patriciapoeta

Por outro lado, o programa chegou a ter 7 pontos de audiência. A produção tem percebido que temas policiais e dedicados às mortes de celebridades como Pelé e Glória Maria têm dado mais audiência.

Foto: Reprodução Instagram

Patrícia Poeta Pfingstag é gaúcha de São Jerônimo e está com 45 anos. Começou a trabalhar no final dos anos 1990, na Bandeirantes. Em 2000, chegou à Globo, onde já trabalhou no "Jornal Nacional" e "Fantástico".

Foto: Reprodução Instagram @patriciapoeta

Manoel Soares é baiano de Salvador, mas fez a carreira também no Rio Grande do Sul. Chegou à Rede Globo em 2002 e trabalhou ainda no "Profissão Repórter".

Foto: Reprodução Instagram @manoelsoares

Além do Rio Grande do Sul, outra semelhança: ambos estavam no "É De Casa", programa matinal dos sábados. Ela estava desde o início, em 2015, enquanto Manoel chegou em 2019.

Foto: Reprodução dos Instagrams @patriciapoeta @manoelsoares

E você, o que achou dessa história?

Foto: Reprodução Instagram

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Instagram/Reprodução de TV