Quem era o diretor teatral Aderbal Freire-Filho, marido de Marieta Severo

Dramaturgo morreu nesta quarta-feira, 9, aos 82 anos

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Luto nas artes

Quase um mês após a morte de José Celso Martinez, o teatro brasileiro perde outro grande nome: Aderbal Freire-Filho. Dramaturgo, diretor, ator e apresentador, ele morreu nesta quarta-feira, 9, aos 82 anos. (01/09)

Foto: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo

Complicações de saúde

Segundo 'O Globo', Aderbal sofria complicações no estado de saúde desde 2020, quando sofreu um AVC hemorrágico. O dramaturgo estava internado no Hospital Copa Star, no Rio, onde faleceu. (02/09)

Foto: Felipe Rau/Estadão Conteúdo

Paixão pelo teatro

Nascido em Fortaleza, Aderbal iniciou na carreira artística aos 13 anos como ator em grupos amadores de teatro. Ele chegou a se formar em direito, mas não exerceu a profissão. (03/09)

Foto: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo

Destaques profisionais

Foram mais de 60 anos de carreira dedicados ao teatro. Nos palcos, as suas principais montagens foram 'O cordão umbilical' (1972), 'Apareceu a Margarida”, estrelado por Marília Pêra, no ano seguinte. (04/09)

Foto: Reprodução

Além dos palcos

Aderbal Freire-Filho apresentou por quatro temporadas o programa 'Arte do Artista', na TV Brasil. A atração estreou em 2012. O dramaturgo também foi professor na Escola de Teatro Martins Pena, na Faculdade de Letras da UFRJ, e chegou a coordenar curso de pós na Escola de Comunicação da UFRJ. (05/09)

Foto: Felipe Rau/Estadão Conteúdo

América do Sul

Defensor da integração do teatro brasileiro com os de países da América do Sul, ele encenou peças entre o Brasil e o Uruguai. A dedicação lhe rendeu o título de visitante ilustre pela Câmara Municipal de Montevidéu, em 2018. (06/09)

Foto: Marcos Arcoverde/Estadão Conteúdo

União discreta

Durante 20 anos, Aderbal manteve relacionamento com Marieta Severo. Segundo 'O Globo', os dois viveram em casas separadas até o acidente vascular do diretor, em 2020. A atriz montou um esquema hospitalar em casa para recebê-lo e passaram a viver juntos. (07/09)

Foto: André Durão/Estadão Conteúdo

Parceria profissional

A união não era apenas amorosa. Ambos também desenvolveram uma bem sucedida parceria profissional. Ele dirigiu Marieta em 'As centenárias' e 'Incêndios', além de atuar como uma espécie de terceiro diretor artístico do Teatro Poeira, fundado por Marieta e Andréa Beltrão. (08/09)

Foto: AgNews

Acompanhe no Terra 🌎

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes sociais. (09/09)

Foto: Reprodução