Miles Davis: morto há 33 anos, trompetista deu 'nova vida' ao jazz

Foto: William P. Gottlieb/Wikimedia Commons

Há 33 anos, no dia 28/9/1991, morreu Miles Davis, um dos maiores trompetistas da história e considerado o “pai do cool jazz”. O estilo surgiu no fim dos anos 1940, nos Estados Unidos e é considerado um revitalizador do gênero.

Foto: William P. Gottlieb/Wikimedia Commons

Em maio de 2024, O serviço de streaming de música Apple Music elegeu "100 melhores álbuns de todos os tempos". O disco mais antigo na lista é "Kind of Blue" de Miles Davis, de 1959, que ficou em 25º lugar.

Foto: divulgação

Segundo o ranking, "The Miseducation of Lauryn Hill" (1998), da cantora estadunidense Lauryn Hill, é o melhor disco da história da música.

Foto: flickr Brennan Schnell

O disco foi muito elogiado na época e venceu o prêmio de Melhor Álbum do Ano no Grammy Awards de 1999.

Foto: Divulgação/The Recording Academy

O ranking gerou bastante discussão na internet. De acordo com a Apple, a escolha dos álbuns não considerou a quantidade de streams online.

Foto: Brett Jordan Unsplash

Ainda segundo a empresa, a lista foi elaborada por um "grupo de especialistas" e artistas, incluindo Maren Morris, Pharrell Williams (foto) e J Balvin, além de compositores, produtores e outros profissionais da indústria musical.

Foto: NASA/Joel Kowsky

A seleção gerou controvérsias, especialmente por incluir álbuns mais novos, como "SOS" de SZA, lançado em 2022.

Foto: divulgação

Outras pessoas criticaram o fato de que a lista não incluiu nenhum álbum de artistas que não sejam da Inglaterra ou Estados Unidos.

Foto: Imagem de StockSnap por Pixabay

Uma curiosidade é que apenas quatro artistas aparecem com dois álbuns diferentes na lista: The Beatles, Radiohead, Prince e Beyoncé. Confira os 10 melhores discos da história, segundo a Apple Music!

Foto: Divulgação

10º) Lemonade (2016), da Beyoncé: Esse foi o sexto disco de estúdio da cantora, considerado por muitos um marco cultural e artístico. O álbum foi um projeto multimídia inovador, combinando música, filme e artes visuais para contar uma história sobre amor, traição, cura e empoderamento feminino.

Foto: divulgação

9º) Nevermind (1991), do Nirvana: O segundo álbum de estúdio de uma das bandas de rock mais cultuadas da história revolucionou a cena do rock alternativo e influenciou gerações de artistas.

Foto: divulgação

8º) Back to Black (2006), da Amy Winehouse: Esse foi o segundo e último álbum de estúdio da cantora, que morreu precocemente em 2011, aos 27 anos. O disco, que conta com a clássica faixa "Rehab", é considerado um clássico moderno e uma obra-prima do soul, R&B e jazz.

Foto: divulgação

7º) good Kid, m.A.A.d city (2012), Kendrick Lamar: O álbum de estreia do rapper americano ficou em 7º lugar na lista dos melhores da história. O disco é um conto semi-autobiográfico que narra a história de um jovem crescendo em Compton, Califórnia, cercado pela violência, pobreza e crime.

Foto: divulgação

6º) Songs in the key of life (1976), do Stevie Wonder: Considerado um dos melhores e mais criativos trabalhos de Stevie Wonder, o álbum levou dois anos para ficar pronto. Nele, Wonder explora diversos gêneros como soul, R&B, funk, jazz e até mesmo influências do pop.

Foto: divulgação

5º) Blonde (2016), do Frank Ocean: Esse foi o segundo álbum de estúdio do cantor, compositor e multi-instrumentista americano. A obra explora temas como amor, perda, identidade, sexualidade e fama.

Foto: divulgação

4º) Purple Rain (1984), do Prince: O sexto álbum de estúdio do cantor combina música, cinema e literatura e conta com hits como "Purple Rain", "When Doves Cry", "Let's Go Crazy" e "The Kiss". O disco foi um enorme sucesso comercial, vendendo mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo.

Foto: divulgação

3º) Abbey Road (1969), dos Beatles: É o 12º álbum de estúdio da banda britânica e considerado um dos mais importantes e influentes da história da música. Alguns dos hits do disco são "Come Together", "Something", "Here Comes the Sun" e "Oh! Darling".

Foto: divulgação

2º) Thriller (1982), de Michael Jackson: O segundo álbum de estúdio do "Rei do Pop" é o mais vendido de todos os tempos até hoje (mais de 100 milhões no mundo todo). O disco também revolucionou a indústria da música com seus videoclipes inovadores e coreografias marcantes em hits atemporais como "Billie Jean", "Beat It" e o próprio "Thriller".

Foto: divulgação

1º) The Miseducation of Lauryn Hill (1998), de Lauryn Hill: Esse foi o único álbum solo de estúdio da cantora, compositora e rapper americana. Quando saiu, foi considerado um clássico instantâneo do neo soul e do hip hop.

Foto: reprodução

Nascida em 1975, em East Orange, Nova Jersey, Lauryn Hill emergiu como a líder do grupo Fugees, mas foi com "The Miseducation of Lauryn Hill" que ela estabeleceu sua força como artista solo.

Foto: divulgação

O álbum estreou em primeiro lugar na "Billboard 200" e vendeu mais de 20 milhões de cópias mundialmente. Além disso, o disco foi indicado a 10 prêmios Grammy e faturou 5, incluindo o prestigioso Álbum do Ano.

Foto: reprodução

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: William P. Gottlieb/Wikimedia Commons