Música, esporte e cinema: conheça 10 documentários sobre celebridades na Netflix

Muito além dos filmes e séries de ficção, a Netflix oferece uma variedade de documentários biográficos que exploram as vidas de figuras conhecidas da cultura popular. Confira 10 dessas produções!

Foto: pexels ohn-Mark Smith

"O Retorno de Simone Biles" (2024): A minissérie documental, dividida em quatro episódios, traça um olhar profundo sobre a jornada da ginasta Simone Biles após sua retirada dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 devido a preocupações com sua saúde mental.

Foto: divulgação/netflix

A série sua preparação intensiva para os Jogos de Paris, oferecendo acesso aos bastidores de seus treinamentos e entrevistas exclusivas com colegas de equipe. Tem até uma participação da brasileira Rebeca Andrade, maior rival de Biles na competição.

Foto: reprodução

"Arnold" (2023): O documentário dividido em três episódios analisa de forma íntima a vida multifacetada do astro Arnold Schwarzenegger.

Foto: divulgação/netflix

O filme narra sua trajetória desde a infância humilde na Áustria até se tornar uma lenda no fisiculturismo, uma estrela global de Hollywood e, finalmente, o governador da Califórnia.

Foto: Wikimedia Commons Gage Skidmore

"Sly" (2023): No mesmo ano, foi lançado "Sly", em homenagem ao icônico ator, diretor e roteirista Sylvester Stallone.

Foto: divulgação/netflix

O documentário aborda momentos cruciais de sua carreira, como a criação de Rocky (1976), filme que ele escreveu e protagonizou, e que ganhou o Oscar de Melhor Filme, solidificando seu lugar na história do cinema.

Foto: divulgação

"Schumacher" (2021): O documentário mostra os detalhes da vida e da carreira do heptacampeão de Fórmula 1, Michael Schumacher. O filme traz entrevistas com a família do piloto, incluindo a esposa Corinna e os filhos Mick e Gina, além do irmão Ralf.

Foto: Divulgação

Há também depoimentos de diversos ex-colegas e rivais da F1, como Mika Hakkinen, David Coulthard e Sebastian Vettel, além dos ex-presidente da Ferrari Luca di Montezemolo e o ex-chefão da Fórmula 1, Bernie Ecclestone.

Foto: divulgação

"Senna: O Brasileiro. O Herói. O Campeão" (2010): A exemplo do documentário do alemão, 'Senna' mostra em detalhes a história do maior piloto brasileiro de F1 de todos os tempos — e um dos maiores do mundo.

Foto: divulgação

Dirigido pelo britânico Asif Kapadia, o filme recebeu boas críticas quando foi lançado em 2010 e inclui depoimentos de várias figuras que fizeram parte da vida de Senna, que morreu precocemente aos 34 anos.

Foto: wikimedia commons Instituto Ayrton Senna

"Anitta: Made in Honório" (2020): A minissérie documental dividida em seis episódios conta sobre a ascensão e bastidores da vida da cantora brasileira.

Foto: divulgação/netflix

O filme conta com depoimentos de várias personalidade do mundo da música, como Luísa Sonza, Lexa e do norte-americano Will.i.am (foto).

Foto: flickr - Aubrey Gemignani

"The Last Dance" (2020): Também em 2020, foi lançado "The Last Dance" ("A Última Dança"), que mostra detalhes da carreira da lenda do basquete Michael Jordan e a sua vitoriosa trajetória no Chicago Bulls.

Foto: Divulgação

O astro foi hexacampeão da NBA nos anos 90 e tornou a liga mundialmente conhecida. O filme tem imagens exclusivas da última temporada do lendário time dos Bulls, em 1998.

Foto: Reprodução/@michaeljordan

"Notorious B.I.G - A lenda do Hip Hop" (2021): Dedicado à vida e ao legado de Christopher Wallace, mais conhecido como Notorious B.I.G., o filme oferece uma visão íntima da vida do rapper, considerado uma das maiores lendas do hip-hop.

Foto: Divulgação/Netflix

O documentário combina imagens raras e entrevistas com amigos próximos, familiares e colaboradores, incluindo sua mãe, Voletta Wallace, e Sean "Diddy" Combs, um dos principais impulsionadores de sua carreira.

Foto: Divulgação/Netflix

"Homecoming" (2019): Codirigido pela própria cantora, o documentário retrata os bastidores da apresentação da diva do pop no Coachella, em 2018, marcado por sua homenagem às raízes negras.

Foto: Divulgação

Beyoncé tocou em duas noites e se tornou a primeira negra que foi headliner do festival. A própria cantora narra a história, que contém alguns depoimentos e imagens exclusivas.

Foto: Reprodução/@beyonce

"A Noite que Mudou o Pop" (2024): O filme explora os bastidores da gravação histórica da música "We Are the World", em janeiro de 1985, que arrecadou cerca de US$ 160 milhões para combater a fome na África.

Foto: divulgação/netflix

A produção reúne depoimentos de artistas como Lionel Richie e imagens inéditas, destacando a colaboração de estrelas como Michael Jackson, Cyndi Lauper, Bruce Springsteen e Stevie Wonder.

Foto: reprodução

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: pexels ohn-Mark Smith