Cultura e resistência
O Tropicalismo surgiu na década de 60, durante a ditadura militar. Foi um movimento de ruptura que trouxe nova sonoridade e quebrou paradigmas com uma forte resistência política. (01/07)
Foto: Reprodução
Tropicalismo era coletivo
As bases surgiram com Caetano Veloso e Gilberto Gil no III Festival da Música Popular, em 1967. Das primeiras experimentações surgiram um álbum com Gal Costa, Os Mutantes e Tom Zé. (02/07)
Foto: Reprodução
Gal e a Tropicália
Gal Costa estava no começo de sua carreira e seu primeiro grande sucesso solo foi 'Baby', canção de Caetano Veloso que integrou o primeiro disco da Tropicália, em 1968. (03/07)
Foto: Reprodução
Influência nas artes
Apesar de começar na música, a Tropicália influenciou Hélio Oiticica nas artes plásticas, Glauber Rocha no Cinema Novo e José Celso Martinez Corrêa no teatro. (04/07)
Foto: Reprodução
Repressão
Em um Brasil de censuras, Caetano Veloso e Gilberto Gil foram obrigados a se exilar em Londres, em 1969, após o AI-5. O afastamento dos líderes levou ao fim do tropicalismo. (05/07)
Foto: Reprodução
Porta-voz
Com os dois exilados, Gal seguiu na linha de frente em defesa da Tropicália e da liberdade de expressão. Antes de morrer, ela compartilhou uma capa que havia sido censurada na época. (06/07)
Foto: Reprodução
Acompanhe o Terra 🌎
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acompanhe o site e nos siga nas redes sociais. (07/07)
Foto: Estadão Conteúdo