Rock in Rio: relembre shows marcantes da história do festival de música
Queen - A banda de Freddie Mercury levou o público ao delírio nos dias 11 e 18 de janeiro de 1985, em duas apresentações na primeira edição do Rock in Rio.
Foto: Reprodução de Youtube
Uma das cenas eternas do festival é o da multidão cantando em coro o refrão do clássico “Love of My Live”. O filme “Bohemian Rhapsody” (2018), cinebiografia de Mercury, recriou o emocionante momento nas telonas.
Foto: Reprodução de Youtube
Barão Vermelho - Ainda com Cazuza de vocalista, uma das bandas icônicas do rock brasileiro na década de 80 se apresentou em duas noites da primeira edição. No fim do ano anterior, o grupo havia lançado “Maior Abandonado”, terceiro e último álbum com a formação clássica.
Foto: Reprodução Youtube
O show do Barão na Cidade do Rock no dia 15 de janeiro coincidiu com o anúncio do nome de Tancredo Neves como o primeiro presidente civil do Brasil após duas décadas de regime militar. Cazuza cantou “Pro Dia Nascer Feliz” em clima de esperança, no auge da apresentação.
Foto: Instagram cazuza.oficial
Prince - O cantor, morto em 21 de abril de 2016 aos 57 anos, fez na segunda edição do Rock in Rio, em 1991, os únicos shows de sua carreira no Brasil.
Foto: Reprodução de Youtube
No Maracanã, Prince se apresentou na abertura, em 18 de janeiro de 1991, e retornou ao mesmo palco seis dias depois. O astro cantou clássicos de seu repertório e ainda protestou contra a Guerra do Golfo, que ocorria no Oriente Médio.
Foto: Reprodução de Youtube
Guns N’Roses - Em momento de grande sucesso, a banda formada em Los Angeles pisou pela primeira vez no Brasil também na edição de 1991, no Maracanã.
Foto: Reprodução do X
Na única edição em que o festival aconteceu fora da Cidade do Rock, a banda liderada pelo vocalista Axl Rose apresentou-se em duas noites e empolgou a legião de fãs brasileiros.
Foto: Reprodução do Facebook Guns N' Roses
Iron Maiden - Em 2001, a banda inglesa de heavy metal se apresentou pela segunda vez no Rock in Rio - a primeira foi na estreia do festival, em 1985.
Foto: Reprodução de Youtube
O show do Iron Maiden no Rio, para mais de 250 mil pessoas, encerrou a turnê de “Brave New World” e originou o primeiro DVD da banda inglesa.
Foto: - Reprodução de Youtube
Beyoncé - A diva do pop pisou no palco do Rock in Rio em 2013 acompanhada do Suga Mama Band, octeto de dançarinas, e levou o público à loucura.
Foto: Reprodução Gshow
Um dos momentos de maior carisma da performance de Beyoncé ocorreu no encerramento do show, quando a artista surpreendeu o público ao dançar ao som de “Passinho do Volante”, funk que tinha estourado na internet naquele ano.
Foto: Divulgação/Raul Aragão
Cold Play - A banda britânica de rock apresentou-se na quarta edição, em 2011, com uma setlist de 18 canções, incluindo sete do quinto álbum de estúdio“Mylo Xyloto”, lançado no mesmo ano.
Foto: Flickr Bia Ferreira2013
O Cold Play voltaria a se apresentar no festival em 2022, mas o show de 2011 ficou na história do Rock in Rio. Com fogos de artifício e chuva de papel colorido, o espetáculo ainda teve homenagem a Amy Winehouse, morta em meses antes, com uma versão de “rehab”.
Foto: Reprodução de Youtube
Pink - A cantora e dançarina americana se apresentou no festival em 2019 com show acrobático que impressionou a plateia na Cidade do Rock.
Foto: Reprodução de vídeo Daily Motion
As performances teatrais e os jogos de luzes exuberantes de Pink marcaram a oitava edição do Rock in Rio no Brasil, com sequência de hits e a emoção visível da artista.
Foto: Reprodução de vídeo Daily Motion
Britney Spears - Em 2001, a cantora americana fez seu primeiro show em solo brasileiro com 19 anos e, por isso, a apresentação entrou para a história.
Foto: Reprodução de Youtube
A apresentação de Spears no Rock in Rio teve alguns momentos tensos, com problemas no som e pequeno entrevero da cantora com a produção, mas o público se deixou levar pela emoção presente no repertório.
Foto: Reprodução do Facebook Rock in Rio
Katy Perry - A cantora natural da Califórnia apresentou-se na edição de 2011 desfiando hits que contagiaram o público na Cidade do Rock.
Foto: Divulgação
A performance de Perry no palco carioca teve momentos teatrais e várias trocas de figurino da cantora. A estrela pop voltou ao festival em 2015 e está na programação do evento no dia 20 de setembro.
Foto: Reprodução do Prime Vídeo
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Reprodução de Youtube