Nas imagens do filme, os dois atores aparecem rejuvenescidos pela tecnologia. O tema é frequentemente debatido por especialistas e tem gerado dúvidas entre os artistas.
Foto: divulgação
Uma das preocupações é com a possibilidade de "reviver" astros e estrelas que já morreram sem autorização prévia ou mesmo colocar atores em cena sem que eles tenham de fato participado de uma gravação.
Foto: Divulgação / reprodução de vídeo
Nos últimos anos, vários atores como Robert Downey Jr., Michael Douglas e Anthony Hopkins foram rejuvenescidos com a ajuda da tecnologia no cinema.
Foto: Divulgação e Instagram @anthonyhopkins
Ainda assim, o uso da tecnologia de rejuvenescimento nem sempre é bem recebida pelo público. Em "Indiana Jones e a Relíquia do Destino" (2023), muitos torceram o nariz para a versão mais jovem de Harrison Ford.
Foto: divulgação/lucasfilm
O grande receio da comunidade artística -- e até política -- é o uso do chamado "deepfake", técnica que utiliza inteligência artificial para criar conteúdos audiovisuais falsos, mas extremamente realistas.
Foto: freepik rawpixel.com
Por meio dessa técnica, é possível manipular imagens e sons, substituindo rostos, vozes e até mesmo expressões em vídeos já existentes, ou criando-os do zero.
Foto: freepik rawpixel.com
Em uma reportagem exibida em dezembro de 2023, o Fantástico mostrou que o uso da Inteligência Artificial também pode servir a criminosos. Imagens de personalidades famosas estavam sendo usadas em anúncios falsos criados com a tecnologia.
Foto: reprodução tv globo
William Bonner, Luciano Huck, Dráuzio Varella, Marcos Mion, Sandra Annenberg e até Ana Maria Braga já tiveram seus rostos inseridos em propagandas falsas para vender produtos.
Foto: reprodução tv globo
Os golpistas exploravam a tecnologia para ganhar dinheiro com propagandas enganosas nas redes sociais, criando uma fraude atrás da outra.
Foto: reprodução
Segundo a reportagem, os criminosos usavam a imagem de pessoas conhecidas e desconhecidas, alterando rostos e vozes em anúncios pagos, que eram impulsionados e direcionados para públicos específicos na internet.
Foto: reprodução tv globo
Em outubro de 2023, o próprio Tom Hanks passou por uma situação inusitada envolvendo o uso de inteligência artificial para fins maliciosos.
Foto: Nan Palmero wikimedia commons
Ao ser questionado sobre uma propaganda com seu rosto em que estaria promovendo um plano odontológico, o ator foi enfático ao dizer que a versão fake não tinha “nada a ver” com ele.
Foto: Dick Thomas Johnson wikimedia commons
Pelo Instagram, o ator compartilhou uma foto que mostrava uma representação por IA de si mesmo quando mais jovem. Não ficou claro se essa imagem estava relacionada ao anúncio do plano odontológico.
Foto: reprodução instagram
“Tem um vídeo por aí promovendo um plano odontológico com uma versão minha de IA. Não tenho nada a ver com isso”, escreveu o ator em seu perfil.
Foto: reprodução youtube
A inteligência artificial torna mais fácil e mais barato usar imagens criadas por computador para gerar representações de atores que não precisam estar fisicamente nos sets.
Foto: Pixabay
Em outra oportunidade, Tom Hanks já havia expressado preocupações sobre as possíveis consequências do uso da IA na indústria de atuação.
Foto: reprodução youtube
Em uma entrevista ao "The Adam Buxton Podcast" em maio de 2023, ele mencionou que já existe a discussão em torno da criação de contratos para proteger a imagem dos atores como propriedade intelectual.
Foto: reprodução tv globo
“Qualquer pessoa agora pode se recriar, em qualquer idade, por meio de IA ou tecnologia profundamente falsa… Posso ser atropelado por um ônibus amanhã e pronto, mas minhas performances podem continuar indefinidamente”, declarou o astro de 68 anos.
Foto: reprodução
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: divulgação