Carros, imóveis e mais: o que vale e o que não vale a pena comprar em leilões?

Às vezes, o que seria uma oportunidade de barganhar pode acabar virando cilada.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Leilões = oportunidade?

Os leilões normalmente são vistos como uma oportunidade para garantir um produto com preço abaixo do mercado. Mas será que não possuem pegadinhas? A recomendação, de modo geral, é analisar com cautela a oportunidade. Em alguns casos, é melhor não tentar a sorte.

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

1. Carros

Os carros são o tipo de produto que demandam maior cautela na hora de serem comprados em leilões. Isso porque, seja em leilão de seguradora ou da Justiça, há a possibilidade de o veículo ter avarias que, se não forem bem avaliadas pelo comprador, podem trazer prejuízos.

Foto: Agência Brasil

2. Imóveis

Os imóveis, em geral, são leiloados pela Justiça, após dívidas geradas pelo dono anterior. Essa prática costuma ser muito defendida por especialistas e não traz riscos para o comprador, de modo que é uma ótima oportunidade de adquirir um bem relevante por preço muito abaixo do mercado.

Foto: athima tongloom/GettyImages

3. Eletrônicos e eletrodomésticos

A observação é a mesma feita sobre os carros: cuidado. Nos leilões da Receita Federal, por exemplo, se for descoberta uma avaria depois de ter arrematado o lote, não é possível fazer a devolução. Por outro lado, os preços praticados pela Receita são muito abaixo do que o mercado. Ou seja, analise o cenário.

Foto: Divulgação/Correios

4. Vestuário

O leilão de peças de vestuário traz menos riscos ao consumidor. Nos leilões da Receita Federal, por exemplo, os arremates são feitos por lotes, com várias peças, o que pode ser uma oportunidade para comprar e revender os itens de vestuário.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Terra Dinheiros 💰

Na vertical de economia do Terra, você se mantém informado sobre todas as notícias que podem impactar ou favorecer o seu bolso e a sua vida financeira. Acompanhe no portal e nos siga nas redes.

Foto: SOPA Images/GettyImages