Alegria
A sensação de alegria pode nos levar a gastar mais. Por exemplo, uma promoção no trabalho pode resultar em uma compra impulsiva para comemorar. No entanto, esse comportamento pode levar a despesas desnecessárias e prejudicar o orçamento.
Foto: Divulgação/Disney
Tristeza
Sentimentos de tristeza podem nos levar a buscar conforto em compras impulsivas, como uma forma de compensação emocional. Isso pode resultar em gastos excessivos em itens que não precisamos, e acúmulo de dívidas.
Foto: Divulgação/Disney
Medo
O medo pode nos fazer evitar investimentos que têm potencial para um bom retorno, devido ao receio de perder dinheiro. Essa aversão ao risco pode limitar o crescimento financeiro.
Foto: Divulgação/Disney
Raiva
A raiva pode desencadear decisões impulsivas e pouco racionais, como a compra de itens caros para aliviar a frustração. Essas escolhas podem impactar negativamente a saúde financeira.
Foto: Divulgação/Disney
Reflexão
"O filme nos faz refletir sobre como essas emoções afetam vários aspectos da nossa vida cotidiana. É crucial entender como as emoções afetam nossas decisões financeiras para melhorar a gestão do dinheiro", diz André Minucci, mentor de empresários.
Foto: Divulgação
Siga Terra Dinheiros
Na vertical de economia do Terra, você se mantém informado sobre todas as notícias que podem impactar ou favorecer o seu bolso e a sua vida financeira. Acompanhe no site e nos siga nas rede
Foto: Disney/Pixar/Divulgação