Coroa tcheca: conheça a moeda mais velha - e desvalorizada - que o real

Notas circulam apenas no país Europeu

Foto: Olgierd/Flickr/CC BY 2.0

Moeda

A República Tcheca é, desde 2004, um Estado membro da União Europeia, mas até então não se tornou parte da Zona do Euro. Assim, a moeda tcheca não é o Euro. Sua unidade monetária é a coroa tcheca, que tem por código CZK (Czech koruna).

Foto: David Fernández/Flickr/CC BY 2.0

Moeda mais velha que o real

Moeda oficial da República Checa, a CZK teve várias versões. Ela foi utilizada pela primeira vez como moeda oficial do Império Austro-Húngaro, um Estado monárquico que existiu na Europa Central entre 1867 e 1918. A nova verão foi criada em 1993, com a dissolução da antiga Tchecoslováquia.

Foto: Cameron Adams/Flickr/CC BY 2.0

Notas

A coroa tcheca possui notas de 100, 200, 500, 1.000, 2.000 e 5.000 coroas. Já as moedas estão divididas entre 1, 2, 5, 10, 20, 50 coroas e também 50 hellers. Uma coroa tcheca se divide em 100 hellers.

Foto: Reprodução/Pxcommons

Real vale mais

Em real, 1 coroa tcheca é igual a R$ 0,24 centavos. Assim, se você separar R$ 1 mil para viajar para Praga, capital da República Tcheca, por exemplo, terá cerca de CZK 4.165,30 coroas tchecas.

Foto: Reprodução/Wikicommons

Desenhos da coroa

O desenho das notas modernas de coroas checas foi elaborado por Oldřich Kulhánek. Um lado de cada nota apresenta uma figura histórica notável, e o outro lado apresenta símbolos e colagens.

Foto: Reprodução/Seznamcommons

Siga Terra Dinheiros

Na vertical de economia do Terra, você se mantém informado sobre todas as notícias que podem impactar ou favorecer o seu bolso e a sua vida financeira. Acompanhe no site e nos siga nas rede

Foto: Reprodução/Zprávymcommons