Criador do Grupo Pão de Açúcar e um dos maiores empresário do Brasil: quem era Abilio Diniz

Relembre a trajetória.

Foto: Reprodução/Instagram

Morre aos 87 anos

O empresário Abilio Diniz morreu neste domingo, 18, aos 87 anos, em São Paulo. Ele estava internado há cerca de um mês no Hospital Albert Einstein. De acordo com a assessoria dele, ele faleceu por insuficiência respiratória em função de uma pneumonite.

Foto: Reprodução/Instagram

Natural de São Paulo

Abilio dos Santos Diniz nasceu em dezembro de 1936, no bairro do Paraíso, na Zona Sul de São Paulo. O mais velho de seis filhos, ele e sua família, que possuem raízes portuguesas, viveram nos fundos de uma mercearia.

Foto: Reprodução/Instagram

Tudo começou com uma doceria

Em 1949, Pão de Açúcar deu nome à doceira do casal, que passou a ser a fonte de renda da família. Desde cedo, ele participou da rotina do negócio da família, ajudando na produção de doces, na embalagem e na entrega dos produtos.

Foto: Reprodução/Instagram

Formado em Administração

Formado em Administração na segunda turma do curso da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), ele pensou em continuar seus estudos nos Estados Unidos, no intuito de ser professor, mas seu pai o convidou para abrir um supermercado.

Foto: Reprodução/Instagram

Primeiro ‘Pão de Açúcar’

Junto com seu pai, iniciou o projeto de implantação do primeiro supermercado Pão de Açúcar, inaugurado em abril de 1959, na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, próximo de onde foi a doceria.

Foto: Reprodução/Abilio Diniz

Sucesso do supermercado

Em 1963, foi aberta a segunda loja da rede, em Higienópolis. No fim dos anos 1960, a rede já contava com mais de 60 lojas em 17 cidades. Em 1971, Diniz inaugurou o Jumbo, primeiro hipermercado do Brasil.

Foto: Reprodução/Facebook

Fã de esportes

Em paralelo ao interesse com os negócios, Abilio também era fã de esportes. No final dos anos 60, chegou a conquistar o tricampeonato brasileiro de motonáutica, em 1968, 1969 e 1970.

Foto: Reprodução/Instagram

Primeiras vezes

O empresário também foi o primeiro a criar supermercados dentro de shoppings e a abrir lojas 24 horas. Foi um dos fundadores da associação brasileira de supermercados e foi um dos pioneiros na criação de programas de trainees do Brasil.

Foto: Reprodução/Instagram

Crise e trauma familiar

Em 1987, com a crise que atingiu o país, o empresário precisou vender a sede das lojas e voltar para o primeiro prédio. Em dezembro de 1989, Abílio foi sequestrado e passou sete dias em um cativeiro subterrâneo. E, no ano seguinte, quase foi à falência.

Foto: Reprodução/Abilio Diniz

Ascensão financeira

Em 1991, o empresário decidiu expandir seus negócios para o mercado internacional e fechou negócio com uma acionista internacional, o grupo francês Casino. Em 2013, ele deixou o grupo Pão de Açúcar. Depois, comandou a BRF - uma das maiores companhias de alimentos do mundo.

Foto: Reprodução/Pão de Açúcar

Vida pessoal

Casado com Auriluce, Abilio deixou cinco filhos. Um deles, já falecido, João Paulo, vítima de um infarto em 2022.

Foto: Reprodução/Instagram

Siga Terra Dinheiros

Na vertical de economia do Terra, você se mantém informado sobre todas as notícias que podem impactar ou favorecer o seu bolso e a sua vida financeira. Acompanhe no site e nos siga nas redes.

Foto: Reprodução/Instagram