Desistiram: conheça os jovens que não buscam pela casa própria

Apelidados de 'Guppies', eles não pretendem fazer este investimento tão cedo

Foto: Reprodução/iStock

Fim dos Yuppies

Enquanto nos anos 80 e 90 a geração 'yuppies' não tinham problemas para comprar uma casa, os 'guppies', jovens das gerações Z e millenium, têm maior chance de viver com os pais do que dar inicio ao processo de investir em uma residência própria. (1/7)

Foto: Reprodução/iStock

Guppies

42% dos adultos com idades entre 18 e 39 anos que não possuem casa própria dizem que desistiram da ideia de comprar uma nos próximos dez anos, revela estudo da empresa imobiliária britânica Zoopla. Os motivos dos são muitos. (2/7)

Foto: Reprodução/iStock

Principais motivos

A crise do custo de vida, o aumento dos preços das casas e as taxas de hipoteca mais altas são os principais motivos que fazem com que os britânicos cheguem aos 40 desesperançados em dar esse passo, antes comum. (3/7)

Foto: Reprodução/iStock

E quem pretende comprar?

Dos adultos com menos de 40 anos que não desistiram do sonho, 85% afirma ter feito sacrifícios financeiros para começar o processo de compra de uma casa. Mais de um teço desistiu das férias de trabalho para juntar dinheiro, por exemplo. (4/7)

Foto: Reprodução/iStock

Ajuda familiar

Além disso, dos que tem maior probabilidade de comprar um imóveis, os pais ou avós costumam dar apoio financeiro. Os salários não têm dado conta - isso porque, por exemplo, de 2012 a 2021 os preços das casas subiram 53% e os salários apenas 19%, segundo o jornal britânico The Telegraph. (5/7)

Foto: Reprodução/iStock

Alternativas

Em meio a esse cenário, muitos britânicos tem considerado morar com amigos, colegas ou irmãos. Também há uma parte, um quinto dos participantes da pesquisa, que estão dispostos a colocar as mãos na massa e comprar uma casa 'abandonada' por um valor mais baixo e reformá-la. (6/7)

Foto: Reprodução/iStock

Siga Terra Dinheiros

Na vertical de economia do Terra, você se mantém informado sobre todas as notícias que podem impactar ou favorecer o seu bolso e a sua vida financeira. Acompanhe no site e nos siga nas redes. (7/7)

Foto: Reprodução/Istock/gustavomellossa