6 empresários que se lançaram na política e ganharam destaque neste século

Eles ocuparam cargos nas instâncias federal e estadual

Foto: Estadão Conteúdo

José Alencar

Vice-presidente de 2003 a 2010, José Alencar teve sucesso na carreira política vindo do setor empresarial. Em 1967, ele fundou a Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas) com o empresário e deputado Luiz de Paula Ferreira. Hoje, a empresa é um dos maiores grupos têxteis do País. Alencar, que também foi senador e ministro, morreu em 2011.

Foto: Divulgação/Republicanos

Tasso Jereissati

Uma das principais lideranças do PSDB, Tasso foi eleito três vezes governador do Ceará e duas vezes senador. Antes, ele foi pioneiro no mercado de shopping centers, ao criar o Grupo Jereissati com o irmão Carlos Francisco Jereissati. A empresa controla empreendimentos como a rede de shoppings Iguatemi. Tasso também tem negócios na indústria têxtil e imobiliária.

Foto: Estadão Conteúdo

João Dória

Ex-prefeito da cidade de São Paulo e ex-governador do Estado de São Paulo, João Dória dedicou a maior parte de sua vida ao mundo dos negócios. O ex-tucano liderava projetos empresariais na área de entretenimento, como a agência de publicidade DLS e a sociedade na Voice. Em 1995, criou o Grupo Doria, que atua no marketing empresarial.

Foto: Estadão Conteúdo

Romeu Zema

Atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) é um dos empresários que trocaram o mundo dos negócios pela política. Antes de entrar para a política, Zema era presidente do conselho de administração do Grupo Zema, uma das maiores redes de lojas de eletrodomésticos do Brasil. A companhia também tem negócios na moda e no mercado financeiro.

Foto: Divulgação/Novo

Ricardo Nunes

Duas vezes vereador e atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) fundou uma empresa para atuar no controle de pragas. Foi na desinfecção de navios nos portos brasileiros, impedindo a destruição de grandes remessas de grãos, que Nunes cresceu. Em 1997 criou a Nikkey, que se tornaria uma das maiores empresas do ramo no Brasil.

Foto: Estadão Conteúdo

Eduardo Girão

Eleito senador pelo Ceará em 2018, este foi o primeiro cargo eletivo que ele ocupou. Antes de ocupar uma cadeira no Congresso, foi empresário nas áreas de hotelaria, transporte de valores e segurança privada. Filiado ao Novo, Girão disputa a Prefeitura de Fortaleza nas eleições de 2024.

Foto: Estadão Conteúdo

Siga Terra Dinheiros

Na vertical de economia do Terra, você se mantém informado sobre todas as notícias que podem impactar ou favorecer o seu bolso e a sua vida financeira. Acompanhe no site e nos siga nas rede

Foto: Estadão Conteúdo