O que fazer para não cair no golpe do 'Pix errado'

Criminosos falam em transferência por engano e pedem devolução

Foto: Estadão Conteúdo

O golpe

Criminosos enviam um Pix para a vítima e ligam ou mandam mensagem no WhatsApp para pedir a devolução. A pessoa devolve o valor em outra conta e o criminoso utiliza o Mecanismo Especial de Devolução (MED), criado pelo próprio Banco Central, para conseguir a devolução.

Foto: Estadão Conteúdo

MED

O mecanismo exclusivo do Pix foi criado para facilitar as devoluções em caso de fraudes, aumentando as possibilidades de a vítima reaver os recursos. Os criminosos acionam o procedimento, alegando que foram enganados pela pessoa que, na verdade, é a vítima.

Foto: Estadão Conteúdo

Retirada forçada

Quando os bancos envolvidos nas transferências percebem que a vítima verdadeira recebeu o valor e logo em seguida transferiu para uma terceira conta, entendem essa triangulação como típica de um golpe. Assim, ocorre a retirada forçada do dinheiro do saldo da pessoa enganada. Com isso, o golpista, que já tinha recebido o dinheiro de volta, consegue mais uma devolução.

Foto: Drazen / Adobe Stock

Não caia nessa

Segundo orienta o Banco Central, caso você tenha recebido um Pix por engano, basta acessar a transação que você quer devolver no aplicativo do seu banco e efetuar a devolução por meio dessa funcionalidade. Ou seja, você não deve fazer um novo Pix. Assim, você impede que o banco onde você tem conta faça uma nova devolução, caso seja requisitada.

Foto: Estadão Conteúdo

Med 2.0

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) propôs ao BC melhorias no Mecanismo Especial de Devolução. Batizado de MED 2.0, a ideia é que o rastreio e bloqueio passem a ter mais camadas. Atualmente, o bloqueio do dinheiro fruto de fraude é feito apenas na conta que recebeu o recurso, a chamada primeira camada, que pode simplesmente ser zerada pelos golpistas.

Foto: Estadão Conteúdo

Siga Terra Dinheiros

Na vertical de economia do Terra, você se mantém informado sobre todas as notícias que podem impactar ou favorecer o seu bolso e a sua vida financeira. Acompanhe no site e nos siga nas rede

Foto: Estadão Conteúdo