200 anos da 1ª Constituição
O Banco Central lançou uma moeda de R$ 5 para celebrar os 200 Anos da primeira Constituição. O anverso da moeda traz detalhe do livro da primeira Constituição, aberto, com a página manuscrita em cor sépia, e pena estilizada. Já o reverso mostra o conjunto arquitetônico do Congresso Nacional, com representação dos plenários das duas Casas.
Foto: Divulgação
Bicentenário da Independência do Brasil
O BC também lançou a moeda para celebrar os 200 anos da Independência. O anverso tem o busto de D. Pedro I em cena do quadro “Sessão do Conselho de Estado”. O reverso apresenta um trecho do Hino da Independência e a Bandeira do Brasil em movimento.
Foto: Divulgação
200 anos da chegada da Família Real ao Brasil
Esta moeda é em homenagem à chegada ao Rio de Janeiro, em 7 de março de 1808, do então príncipe regente D. João e a família. O anverso traz a nau Martim de Freitas, uma das embarcações da frota que trouxe a Família Real ao Brasil. Compondo o reverso, o tabuleiro e a baiana de acarajé.
Foto: Reprodução/Redes sociais
Olimpíadas do Rio
Em 2014, o BC lançou várias moedas em homenagem aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Feitas em aço como as moedas convencionais, elas foram lançadas com desenhos de modalidades esportivas e dos mascotes dos jogos.
Foto: Ilustração
Ayrton Senna
O astro brasileiro da Fórmula 1 também foi homenageado pelo BC. Os anversos apresentam a efígie do tricampeão, circundada por legendas relativas aos títulos conquistados. O reverso da moeda apresenta o piloto em seu carro, identificado pelas faixas horizontais características de seu capacete.
Foto: Reprodução/Redes sociais
Pentacampeonato de Futebol
O título mundial do Brasil em 2002 também virou moeda comemorativa. O anverso da moeda de prata apresenta uma estilização da bandeira do Brasil, destacando o Cruzeiro do Sul com suas cinco estrelas, numa alusão aos cinco títulos conquistados pelo País. À direita aparece a ilustração estilizada de um jogador conduzindo a bola. No reverso da moeda de prata, destaca-se a representação estilizada de um gol.
Foto: Reprodução/Redes sociais
Descobrimento do Brasil
Nos 500 anos de descobrimento do Brasil, o BC lançou essa moeda. Os anversos apresentam composição estilizada que retrata o encontro das culturas indígena e europeia. O reverso apresenta o momento do descobrimento, com a figura de um índio e a nau da expedição de Pedro Álvares Cabral.
Foto: Reprodução/Redes sociais
Centenário de Carlos Drummond de Andrade
O escritor também tem a sua moeda. O anverso da moeda apresenta a autocaricatura de Drummond. O reverso da moeda de prata traz a imagem do poeta escrevendo, ladeada por ilustração de caneta bico-de-pena.
Foto: Reprodução/Redes sociais
Centenário de Ary Barroso
O músico também virou moeda comemorativa. O anverso retrata Ary na atividade de locutor esportivo, usando o microfone e o fone de ouvido. O reverso traz a figura do compositor ao piano e, ao fundo, traços estilizados de uma orquestra.
Foto: Reprodução/Redes sociais
Centenário de JK
Presidente histórico do Brasil, Juscelino Kubitschek ganhou uma moeda cujo anverso apresenta a efígie de JK. O reverso da moeda de prata traz as ilustrações do Congresso Nacional e da Catedral de Brasília, dois símbolos da capital idealizada e inaugurada pelo político.
Foto: Reprodução/Redes sociais
Terra Dinheiros 💰
Na vertical de economia do Terra, você se mantém informado sobre todas as notícias que podem impactar ou favorecer o seu bolso e a sua vida financeira. Acompanhe no site e nos siga nas redes.
Foto: Reprodução/Redes sociais