Pila, mango, paus: as origens dos apelidos do dinheiro

Em cada canto do Brasil, o Real tem um nome diferente

Foto: ITACI BATISTA/AE

Merréis ou mirréis

Merréis é muito comum entre pessoas mais velhas. Vem de "mil réis", quando, na época do Brasil Colônia, a moeda oficial era o Real, que tinha plural de "réis". (01/08)

Foto: Reprodução

Conto

Conto também vem da época do antigo Real. Se alguém juntasse 1 milhão de réis, essa pessoa teria "1 conto de réis", como sinônimo da palavra milhão. A moeda foi substituída, mas a expressão ficou. (02/08)

Foto: Reprodução

Mango

"Mango" também vem daí — e não, não tem relação com a fruta. Era uma gíria que substituía o merréis. Assim, 1 milhão de réis poderia ser 1 mango na época. (03/08)

Foto: ITACI BATISTA/Estadão Conteúdo

Pila

Na década de 1930, o Partido Libertador do Rio Grande do Sul apoiou levantes contra Getúlio Vargas; mesmo assim, ele conseguiu se eleger. O principal líder do partido, Raul Pilla, fugiu para o Uruguai. Seus apoiadores, então, lhe doavam dinheiro e diziam, por exemplo, "eu dei 3 pila". A expressão acabou pegando. (04/08)

Foto: ARQUIVO/Estadão Conteúdo

Grana preta

Em italiano, grana significa "grão". Nas atividades do campo, grão está associado a fazer dinheiro. É daí que vem a expressão "grana preta", já que essa cor é a melhor possível que um grão pode ter. (05/08)

Foto: ITACI BATISTA/Estadão Conteúdo

Din-din

Esse termo tem relação com o barulho de moedas caindo em alguma superfície. E esse som é música para muitos ouvidos! (06/08)

Foto: WILTON JUNIOR/Estadão Conteúdo

Paus

A origem é incerta, mas alguns acreditam que veio de Portugal como um sinônimo para uma unidade de dinheiro. Uma das teorias é que o número 1 se pareça com um graveto. (07/08)

Foto: Reprodução

Acompanhe o Terra

Todos os dias a equipe Terra produz conteúdos para te informar sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Acompanhe o site e as redes sociais. (08/08)

Foto: Estadão Conteúdo