Quanto custa se divorciar?

Entenda as principais questões em torno do processo e saiba o que precisa ser pago

Foto: Reprodução/iStock/Rawf8

Pormenores

Para entender essa questão e seus possíveis desdobramentos, a reportagem do Terra conversou com a advogada Viviana Callegari, do escritório Posocco & Advogados Associados. Confira:

Foto: Kelly Sikkema na Unsplash

Tipos de divórcio

O processo de divórcio pode ser consensual (quando as partes concordam com a divisão de bens, questão de guarda dos filhos e de pensão, se for o caso) ou litigioso (quando não há acordo).

Foto: Kelly Sikkema / Unsplash

Judicial ou extrajudicial

O divórcio pode ser judicial ou extrajudicial, entretanto, a lei permite o divórcio extrajudicial (via cartório) apenas na hipótese de divórcio consensual e se não houver filhos menores de idade. Nas demais hipóteses, obrigatoriamente, o divórcio deve ser feito via poder judiciário.

Foto: Zoriana Stakhniv / Unsplash

Quanto custa

Caso o divórcio seja realizado extrajudicialmente (via cartório), haverá despesas relativas aos honorários advocatícios, bem como despesas de cartório (elaboração de escritura e outros emolumentos como autenticações, reconhecimentos de firma e outros). Os valores variam em cada Estado.

Foto: Sang Hyun Cho / Pixabay

Já juridicamente…

… Será necessário pagar custos, cujo valor é o correspondente a 1% do valor da causa - que deverá corresponder ao valor dos bens a serem partilhados, bem como ao valor dos alimentos a serem fornecidos, respeitando-se a regra quanto à definição de valor de causa que se refere à questão dos alimentos, especificamente.

Foto: Sang Hyun Cho / Pixabay

Gratuidade

Sobre os custos judiciais há uma exceção quando as partes pedem os benefícios da justiça gratuita e o juiz concede. Nesse caso, no momento da propositura da ação, a justiça gratuita é concedida aos que comprovem a impossibilidade de pagar, na medida em que tal pagamento afetar a subsistência das partes.

Foto: Pixabay

Tributos

Há, ainda, a possibilidade de haver tributos a serem recolhidos. Isso acontece em caso de doação de bens de um cônjuge ao outro, sendo certo que em caso de doação, incide o ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis Doação), cuja alíquota depende do Estado em que o divórcio estiver sendo realizado, sobre a parte a ser doada.

Foto: Pixabay

Siga Terra Dinheiros 💰

Na vertical de economia do Terra, você se mantém informado sobre todas as notícias que podem impactar ou favorecer o seu bolso e a sua vida financeira. Acompanhe no site e nos siga nas redes.

Foto: Pixabay