Planeje-se
Mesmo de última hora, você precisa se planejar. Verifique o estoque da sua loja e quais são os hábitos dos seus consumidores para fazer a curadoria dos produtos que vai colocar em promoção.
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Segmente seu público
Use o histórico da empresa ao seu favor. Com informações de contato e hábitos da sua base de clientes, separe uma data específica para lançar uma programação com ofertas e brindes.
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Anuncie as ofertas
Reúna os clientes da sua loja em um grupo e anuncie as ofertas que serão válidas no dia. Mostre os produtos em promoção nas redes sociais, explicando seus benefícios e funcionalidades.
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Prepare a loja
Para lojas físicas, organize o espaço para atrair a atenção dos clientes. Torne a fachada visualmente atrativa, e coloque os itens com maior expectativa de venda em destaque nas prateleiras.
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Observe a concorrência
O empreendedor que ainda não se preparou para a Black Friday deve observar as ações dos concorrentes que vêm trabalhando na data para se diferenciar e chamar a atenção dos clientes.
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Vá além
Destaque-se em meio às inúmeras marcas que investiram na Black Friday, oferecendo algo marcante, a exemplo da garantia da troca gratuita de uma tela quebrada na compra de um celular.
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Chame a atenção
“O varejista que despertou mais tarde para a Black Friday precisa entender o que quer vender, por que, e criar algo diferente que chame a atenção”, resume Carlos Busch, especialista em varejo.
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Ainda dá tempo
Para Juliana Segallio, consultora de negócios do Sebrae, o empresário ainda pode se beneficiar da Black Friday "desde que haja uma sensibilização da base e um planejamento mínimo".
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