Espanha x Brasil: primeiro duelo desde 'atropelo' no Maracanã marca 10º confronto na história
Espanha e Brasil fazem confronto de gigantes às 17h30 (horário de Brasília) desta terça-feira, dia 26 de março, no Santiago Bernabéu, em Madri. - Foto: Tativert/Wikimedia Commons
Foto: Tativert/Wikimedia Commons
A Seleção Brasileira derrotou a Inglaterra no último sábado, com gol de Endrick, em Wembley, e está motivada para o confronto com a campeã mundial de 2010.
Foto: Rafael Ribeiro/CBF
O confronto contra os ingleses marcou a estreia (de gala) de Dorival Júnior no comando da equipe canarinho.
Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Na última sexta-feira, dia 22 de março, os espanhóis perderam para a Colômbia, no Estádio Olímpico de Londres. A equipe comandada por Luis de La Fuente busca a vitória em mais uma partida de preparação para a Eurocopa, que será disputada entre junho e julho, na Alemanha.
Foto: Divulgação/Federação Colombiana de Futebol
O amistoso entre Espanha e Brasil foi agendado em acordo das confederações como ação de combate ao racismo, com o lema “uma só pele, uma só identidade”.
Foto: Joilson Marconne/CBF
A iniciativa nasceu em meio aos reiterados casos de racismo contra o atacante Vinicius Júnior, do Real Madrid e da Seleção Brasileira, em partidas do Campeonato Espanhol.
Foto: Reprodução/ESPN
Em entrevista coletiva na véspera do amistoso, Vinicius Junior respondeu a diversas perguntas sobre o assunto, fez desabafos e chegou a ir às lágrimas: ‘É cada vez mais triste. Cada vez tenho menos vontade de jogar”.
Foto: Rafael Ribeiro/CBF
O duelo em Madri será o primeiro entre as seleções em mais de uma década. O último confronto foi especial para a Seleção Brasileira, na final da Copa das Confederações de 2013.
Foto: Danilo Borges/Portal da Copa/Wikimedia Commons
No dia 30 de junho de 2013, o Brasil fez 3 a 0, no Maracanã, com dois gols de Fred e um de Neymar, e levou o título do extinto torneio. À época, a Espanha era a última campeã do mundo e o desempenho brasileiro fez aumentar a euforia com a possibilidade do hexa no ano seguinte, em casa. Porém, no Mundial a Seleção acabaria sofrendo sua maior derrota na história das Copas, o famigerado 7 a 1 para a Alemanha, nas semifinais, no Mineirão.
Foto: Rafael Ribeiro/CBF
A partida no Santiago Bernabéu será a décima na história entre as seleções principais de Espanha e Brasil e apenas a segunda no século - a primeira foi justamente a final de 2013.
Foto: Rafael Ribeiro/CBF
O Brasil leva expressiva vantagem no retrospecto histórico, com cinco vitórias contra somente duas da Espanha. O último triunfo ibérico foi em 1990, pouco depois da Copa do Mundo da Itália, na estreia do técnico Falcão no banco brasileiro.
Foto: Reprodução
A primeira partida entre Brasil e Espanha foi na segunda edição da Copa do Mundo, em 1934, na Itália. Nas oitavas de final, os espanhóis fizeram 3 a 1 e eliminaram a Seleção Brasileira no Estádio Luigi Ferraris, em Genoa.
Foto: Reprodução/CBF
Em 1950, na primeira Copa do Mundo disputada em solo brasileiro, o reencontro entre os países aconteceu no quadrangular final. O Brasil goleou por 6 a 1, no Maracanã, em jogo que ficou marcado pelo público cantando em coro a marchinha “Touradas em Madri”, de Braguinha e Alberto Ribeiro.
Foto: Reprodução/CBF
O terceiro encontro foi na campanha do bicampeonato mundial da Seleção Brasileira, no Chile, em 1963. Na fase de grupos, vitória do Brasil por 2 a 1, com dois gols de Amarildo, o Possesso.
Foto: Arquivo Nacional/Wikimedia Commons
Na Copa de 1978 ocorreu o primeiro empate na história do confronto. Um 0 a 0, na fase de grupos, em Mar del Plata, na Argentina. O Brasil tinha Zico como referência no meio de campo.
Foto: Reprodução/CBF
O primeiro amistoso entre Brasil e Espanha aconteceu apenas em 1981, na Fonte Nova, em Salvador. Com gol de Baltazar, a Seleção Brasileira venceu por 1 a 0. Cinco anos depois, na Copa do Mundo do México, os países se enfrentaram logo na estreia e nova vitória magra da Seleção, desta vez com gol de Sócrates.
Foto: Reprodução/CBF
Em 1990, na estreia de Paulo Roberto Falcão como técnico da Seleção no lugar de Sebastião Lazaroni, após fiasco no Mundial de 90, a equipe levou 3 a 0 da Espanha, em Gijón. O ex-meio-campista ficou menos de um ano no comando brasileiro e teve como melhor resultado o vice-campeonato da Copa América de 1991, no Chile.
Foto: Acervo CBF
Em novembro de 1999 ocorreu o último amistoso entre as seleções. No Estádio Municipal de Balaídos (foto), em Vigo, na Espanha, as equipes não saíram do 0 a 0. A Seleção Brasileira foi comandada por Candinho naquela oportunidade.
Foto: BandidoBanderas/Wikimedia Commons
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Tativert/Wikimedia Commons