Protesto, VAR atuante e zebra: Japão reverte placar e vence a Alemanha em estreia na Copa

Japoneses venceram a Alemanha por 2 a 1

Foto: REUTERS/Matthew Childs

Estreia no Catar

Alemanha e Japão se enfrentaram no primeiro duelo do Grupo E, da 1ª fase da Copa da Mundo de 2022. Confira, a seguir, os destaques da partida.

Foto: REUTERS/Molly Darlington

Em busca da redenção

A tetracampeã Alemanha busca se redimir após o fiasco na Copa do Mundo de 2018, quando não avançou sequer da fase de grupos.

Foto: REUTERS/Molly Darlington

Luta pela glória

Já os japoneses buscam avançar das oitavas-de-finais, melhor campanha alcançada pelos samurais azuis nas Copas de 2002, 2010 e 2018.

Foto: REUTERS/Fabrizio Bensch

Protesto silencioso

A seleção alemã foi impedida de usar uma braçadeira com uma campanha contra a discriminação no Catar. Em protesto, a equipe posou para a foto oficial com a mão na boca.

Foto: REUTERS/Annegret Hilse

Pressão nipônica

O Japão começou melhor na partida, fechando os espaços na defesa e pressionando no ataque. Daizen Maeda chegou a marcar, mas teve o gol anulado pelo árbitro de vídeo.

Foto: REUTERS/Molly Darlington

Confirmando o favoritismo

Apesar da pressão japonesa no início da partida, os alemães retomaram o controle da partida e colocaram os samurais azuis pra correr atrás da bola.

Foto: REUTERS/Molly Darlington

Alemães abrem o placar

O meio-campista alemão David Raum sofreu uma falta dentro da área aos 30 minutos. O arbitro deu o pênalti e Gündogan converteu, abrindo o placar.

Foto: Reuters

VAR atuante

Após anular um gol japonês, o arbitro de vídeo revisou um lance alemão que rendeu um gol aos 48 minutos da primeira etapa. Com Havertz irregular, a Alemanha teve o segundo gol anulado

Foto: REUTERS/Molly Darlington

Festa na arquibancada

Apesar do placar negativo para o Japão na primeira etapa, a torcida não deixou de fazer a festa no Khalifa Stadium, com destaque para as fantasias dos torcedores japoneses.

Foto: REUTERS/Lee Smith

Japão retrancado

No 2º tempo, o técnico Hajime Moriyasu substituiu o atacante Kubo pelo zagueiro Tomiyasu, buscando pressionar mais o jogo dos alemães, que terminaram a primeira etapa com mais posse de bola

Foto: REUTERS/Matthew Childs

Quase o segundo dele

Em um passe açucarado do meia Musiala aos 60 minutos, Gündogan saiu na cara do gol e chutou no cantinho do goleiro japonês, ficando na trave e quase marcando o segundo para a Alemanha.

Foto: REUTERS/Annegret Hilse

Tudo fechado

O Japão encontrou poucos espaços na defesa alemã. Em uma das poucas oportunidades, o atacante Asano avançou sobre o gol de Neuer, mas acabou bloqueado pelo zagueiro Rüdiger

Foto: REUTERS/Matthew Childs

Se consagra, goleiro

Diferentemente da 1ª etapa, a Alemanha sobrou no segundo tempo e somou mais de 20 finalizações. O placar só não foi maior graças à atuação heroica do goleiro Shuichi Gonda

Foto: REUTERS/Molly Darlington

Defesa milagrosa

Na reta final do 2º tempo, os japoneses aumentaram a pressão e acharam espaço na zaga alemã, mas Neuer mostrou por que é ídolo e defendeu uma bola certeira de Takuma Asano

Foto: Reuters/Kai Pfaffenbach

Busca pelo empate

Apesar de toda a pressão, os japoneses buscaram o empate em um golaço de pé esquerdo de Ritsu Doan para o centro do gol de Neuer. 1 a 1 no placar.

Foto: REUTERS/Kai Pfaffenbach

Vira, virou!

O Japão não se deixou abater pelo favoritismo alemão e buscou a virada aos 83 minutos de jogo, com gol em bela jogada de Takuma Asano, sem chances de defesa para Neuer.

Foto: REUTERS/Molly Darlington

Japão faz história

Em mais uma zebra no Catar, o Japão faz história e pela primeira vez vence um jogo de virada em uma Copa do Mundo. Que início de campanha!

Foto: REUTERS/Kai Pfaffenbach

Acompanhe o Terra

O Terra publica, todo os dias, conteúdos diversos para você se manter informado sobre tudo o que acontece na Copa. Acesse o site e siga as redes sociais.

Foto: REUTERS/Matthew Childs