Carreira
A jovem de 25 anos recebeu o troféu de melhor jogadora da Copa do Mundo. A trajetória da atleta começou em Vilanova i la Geltrú, uma província de Barcelona. Habilidosa desde jovem, aos 14 anos ingressou na base do time catalão, que é inclusive, o time do coração da jogadora. Em 2016, ela subiu para categoria profissional do time e joga lá até hoje.
Foto: REUTERS
Seleção
Bonmatí esteve no Mundial de 2019, e jogou duas partidas na competição. Este ano, quase ficou de fora por escolha própria. A atleta fez parte da lista de jogadoras que boicotavam a Federação espanhola e exigiam mudanças. Porém, ela mudou de ideia em cima da hora e resolveu participar do Mundial.
Foto: Reuters
"Estou apaixonado pelo jogo dela"
O técnico do Manchester City, Pep Guardiola, já teceu elogios à atleta: "Aitana Bonmatí é uma jogadora de futebol que estou completamente apaixonado pela forma como joga. Diria que ela é como o "Iniesta" do futebol feminino."
Foto: REUTERS
Barcelona
Pelo Barcelona, a atleta também coleciona troféus. Venceu o Campeonato Espanhol, as duas últimas Ligas dos Campeões e foi eleita a melhor atleta da competição em 2022-23. Aitana é uma peça-chave na construção do meio-campo do clube.
Foto: BILDBYRÅN via Reuters Connect
Melhor jogadora da Copa de 2023
A boa atuação da atleta, rendeu o título de melhor jogadora da Copa do Mundo. Ela disputava o título com outros grandes nomes, mas com três gols na competição e bons jogos, a jovem levou o prêmio.
Foto: REUTERS
Titularidade
Nesta Copa, ela assumiu o papel de titular para substituir a melhor do mundo, Alexia Putellas, que se lesionou. Ela lidou muito bem com a função, e termina a competição vitoriosa.
"Não tenho palavras. Estou muito orgulhosa, fizemos um grande torneio", disse Bonmatí à BBC.
Foto: Sports Press Photo via Reuters Connect
Esportes é no Terra!
Para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo dos esportes, leia o Portal Terra!
Foto: REUTERS