Reveja a história da primeira mulher eternizada na calçada da fama do Mineirão.
Miraildes Maciel Mota, a Formiga é peça fundamental na história do futebol feminino no país.
Foto: Divulgação Mineirão
Início difícil
Apaixonada por futebol desde a infância Formiga jogava bola nos campos de barro, no subúrbio Ferroviário de Salvador, sua terra natal, onde nasceu em 3 de março de 1978. Iniciou oficialmente no futebol com 12 anos, e por se doar muito em campo, ganhou o apelido Formiga.
Foto: Reprodução/Instagram Formiga
Apoio da mãe
Quando ganhava boneca, arrancava a cabeça e usava de bola. Gostava de brincar descalça no terrão, e tinha que fugir do irmão que a batia ao vê-la jogando com os meninos. A mãe Celeste foi uma das maiores apoiadoras e dava o dinheiro da passagem para ela ir os treinos.
Foto: Thais Magalhães/CBF
Início no futsal
A trajetória de Formiga começou no futsal e logo migrou para o campo. Revelação do campeonato baiano, ela foi convocada para a Seleção Brasileira aos 15 anos, quando se transferiu para o São Paulo.
Foto: Facebook São Paulo FC
Carreira vitoriosa
Formiga foi campeã estadual em 1997 e 1999 pelo São Paulo. A ex-jogadora viveu o apogeu da história do São José ao conquistar três Libertadores, duas Copas do Brasil, três campeonatos estaduais e um Mundial de Clubes. Passou também por Santos, Saad Palmeiras, São Francisco do Conde, entre outros.
Foto: Twitter Sereias da Vila
Sucesso no exterior
Com carreira internacional, Formiga vestiu a camisa de diversos clubes do mundo, como o FC Rosengard, da Suécia, New Jersey dos EUA e o Paris Saint-Germain, coroada com o título do Campeonato Francês de 2020-21 e da Copa da França na temporada 2017-18.
Foto: Reprodução/Instagram Formiga
Lenda na Seleção
Na Seleção Brasileira, Formiga venceu os Jogos Pan-Americanos de 2003, 2007 e 2015 e ganhou seis títulos de Copa América, e esteve na campanha do 3º lugar no Mundial de 1999 e na campanha do vice em 2007, além das medalhas de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas e Pequim.
Foto: Reprodução/Instagram Formiga
Craque do Brasil
Foram 26 anos vestindo a camisa amarelinha. Durante quase três décadas de serviços prestados, Formiga disputou 234 jogos, com 152 vitórias, 35 empates, 47 derrotas e marcou 37 gols.
Foto: Reprodução/Instagram Formiga
Recordista de Copas
Atleta com mais participações em Copas do Mundo, Formiga disputou sete Mundiais. O primeiro foi na Suécia em 1995. Marcou presença também nas edições de 1999 e 2003 nos Estados Unidos, em 2007 esteve na China, 2011 na Alemanha, 2015 no Canadá e 2019 na França.
Foto: Reprodução/Instagram Formiga
Ícone olímpico
Com o reconhecimento do futebol feminino como esporte olímpico somente em 1996, Formiga representou a Seleção na primeira disputa de Olimpíadas, em Atlanta. Viriam mais seis participações: Sydney-2000, Atenas-2004, Pequim-2008, Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2020 (realizada em 2021).
Foto: Reprodução/Instagram Formiga
Despedida
Aos 43 anos, Formiga se aposentou da Seleção em novembro 2021 após a goleada contra a Índia por 6 a 1, pelo Torneio Internacional de Manaus. A ex-volante entrou em campo aos 31 minutos do segundo tempo e foi ovacionada pela torcida em seu último jogo.
Foto: Reprodução/Instagram Formiga
Aposentadoria
Formiga encerrou sua terceira passagem pelo São Paulo no final de 2022, aos 44 anos, após voltar do futebol francês.
Foto: Divulgação SPFC
Nova função
Em 2023, Formiga anunciou que vai representar o Brasil na Copa do Mundo de Fut7 em setembro, no México, mas antes, será comentarista no Mundial da Austrália e Nova Zelândia.
Foto: Reprodução/Instagram Formiga
Acompanhe a história de lendas como Formiga no Terra
Todos os detalhes das craques que disputam a Copa do Mundo, você acompanha aqui no portal.
Foto: Reprodução/Instagram Formiga