Projeto futurista
A Arábia Saudita anunciou seu mais novo projeto: o Estádio Príncipe Mohammed bin Salman, um mega complexo esportivo que ficará a 200 metros de altura, sobre um penhasco, nos arredores da capital Riad.
Foto: Divulgação/Qiddiya
Complexo de entretenimento
O estádio ficará na cidade de Qiddiya, onde é construído um complexo de esportes e games a 45 km de Riad. O projeto tem um orçamento nada modesto de U$ 700 bi, cerca de R$ 3,4 trilhões.
Foto: Divulgação/Qiddiya
Espetáculo revolucionado
O espaço contará com 45 mil lugares, teto e campo retráteis e centenas de telas de LED nas paredes exteriores. A arena será multiuso, e são esperados 1,8 milhões de visitantes por ano.
Foto: Divulgação/Qiddiya
Climatização própria
Segundo a construtora responsável pelo projeto, o estádio utilizará um lago e captação de água da chuva para resfriar um inovador sistema de ar-condicionado .
Foto: Divulgação/Qiddiya
Candidatura à Copa
A construção do estádio também visa à candidatura da Arábia Saudita como sede da Copa do Mundo de 2034, até agora a única pleiteante. São previstos 14 estádios para 48 seleções, e o país pretende sediar todos os jogos.
Foto: Gazeta Esportiva
Diversificação da economia
Um dos objetivos da Arábia Saudita, que tem a economia fundada no petróleo, é a diversificação da fonte de renda com investimentos em esportes e jogos eletrônicos.
Foto: Reuters
'Sportwashing'
O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman, já foi acusado de usar esportes e games para 'mascarar' denúncias de violação de direitos humanos no país. Em entrevista, o saudita afirmou que não se importa com a prática.
Foto: Instagram / Reprodução
Acompanhe no Terra 🌎
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Divulgação/Qiddiya