World of Warcraft
Relembre a trajetória de sucesso do MMORPG
Foto: Reprodução/Blizzard
Neste sábado, 23 de novembro, World of Warcraft completa 20 anos de lançamento. O jogo foi um dos grandes responsáveis em popularizar o gênero MMORPG, onde os jogadores exploram o mundo de Azeroth, e até hoje continua sendo um título muito popular, recebendo atualizações constantes. Confira a seguir suas principais expansões e trajetória nestas 20 décadas.
Foto: Reprodução
World of Warcraft
O jogo base é lançado em 23 de novembro de 2004, em comemoração aos 10 anos da franquia. A Blizzard se inspirou em outros jogos como EverQuest, melhorandos todos os recursos com o objetivo de criar o melhor MMORPG possível, tornando-se um grande sucesso já em seu lançamento.
Foto: Reprodução
A Crusada Ardente
Em 2007 WoW ganhou a sua primeira expansão, tornando-se, na época, o jogo de PC de venda mais rápida naquele momento. Além de novos itens, novas áreas e expansão da narrativa, duas novas raças foram adicionadas ao jogo, os Elfos Sangrentos e os Draenei.
Foto: Reprodução
A Fúria do Lich Rei
A segunda expansão foi lançada em 2008, e bateu os recordes de venda da expansão anterior. O jogo ganha um novo continente chamado Nortúndria, governado pelo Lich Rei, Arthas, que mantém um exército de lacaios mortos vivos e ameaça a vida em Azeroth. O jogo ganha, também, uma nova classe, os Cavaleiros da Morte.
Foto: Reprodução
Cataclismo
A terceira expansão chegou em 2010 e revelou um novo vilão, o Asa da Morte, o qual, corrompido pelos Deuses Antigos após muitos anos em contato com as profundezas de Azeroth, retorna à superfície do planeta para espalhar o caos e a destruição. Goblins e Worgens são adicionados como raças jogáveis.
Foto: Reprodução
Névoas de Pandaria
A quarta expansão foi lançada em 2012 e introduziu uma nova classe, o Monge, uma nova raça jogável, os Pandarens, bem como um novo continente, a ilha de Pandaria, local em que se abrigam misteriosas raças, as quais, até então, viviam reclusas do mundo exterior.
Foto: Reprodução
Senhores da Guerra de Draenor
A quinta expansão chegou em 2014 e transporta os jogadores a um momento crucial no passado do mundo de Draenor, terra natal dos orcs, antes de ser destruída e ser Terralém que existe hoje, mas em um universo alternativo.
Foto: Reprodução
Legião
A sexta expansão foi lançada em 2016 e incluiu um novo continente em Azeroth chamado Ilhas Partidas e apresentou a nova classe heróica, Caçador de Demônios. Ela mostra eventos em que a Tumba de Sargeras foi aberta, permitindo que os demônios da Legião Ardente invadam Azeroth na tentativa de trazer o próprio Titã Sombrio Sargeras ao planeta.
Foto: Reprodução
Batalha por Azeroth
A sétima expansão foi lançada em 2017 e traz eventos que desencadeiam uma série de incidentes que reacendem o conflito central da saga Warcraft, acentuando o conflito entre Horda e Aliança. Incluiu 2 novos continentes chamados Kul'Tiras e Zandalar e 6 novas raças, conhecidas como Raças Aliadas.
Foto: Reprodução
Shadowlands
A oitava expansão chegou em 2020 e se passa no pós-vida, explorando o reino das almas. Foi introduzido o sistema de Torghast, uma torre roguelike de masmorras geradas aleatoriamente. Shadowlands também trouxe novas raids, dungeons e mudanças significativas na narrativa, focando no Jailer, o grande vilão da expansão.
Foto: Reprodução
Dragonflight
A nona expansão foi lançada em 2022 e se passa nas Ilhas do Dragão, o berço ancestral dos Aspectos Dragônicos, que despertam após milênios de ausência. A expansão introduz uma nova raça e classe combinadas, os Dracthyr Evokers, que podem alternar entre formas humanóides e dracônicas, além de trazer o novo sistema de voo com dragões.
Foto: Reprodução
The War Within
A décima e mais recente expansão foi lançada em 2024 e atua como a primeira parte da trilogia Saga da Alma do Mundo. O cenário principal é o continente subterrâneo de Khaz Algar. Após a conclusão da campanha principal, os jogadores podem desbloquear uma nova raça jogável, os Earthen.
Foto: Reprodução