A franquia Prince of Persia completou 35 anos em 2024, e hoje, 11 de novembro, o clássico Prince of Persia: The Sands of Time, comemora 21 anos de seu lançamento original. Aproveite e relembre a seguir os jogos mais icônicos dessa franquia.
Foto: Reprodução
Prince of Persia
O primeiro Prince of Persia foi lançado em 1989. Ele foi projetado por Jordan Mechner e chamou a atenção pelos elementos cinematográficos e animação fluída e realista do protagonista, um jovem sem nome que deve se aventurar por uma série de masmorras para derrotar o maligno Grão-Vizir Jaffar e salvar uma princesa aprisionada na Pérsia medieval.
Foto: Reprodução
Prince of Persia SNES
O jogo original ganhou versões em diversas plataformas da época, mas certamente uma que se destacou foi a de Super Nintendo em 1992, com visuais totalmente aprimorados e vários níveis e desafios inéditos. É considerado por muitos fãs como a experiência mais completa e definitiva do jogo original.
Foto: Reprodução
Prince of Persia 2
Em 1993 foi lançada a sequência do jogo original, que pegou a fórmula do seu antecessor e trouxe algo maior e melhor em todos os sentidos.
Foto: Reprodução
PoP: The Sands of Time
Em 2003 a Ubisoft decidiu fazer um reboot da série e lançou The Sands of Time, um jogo de ação e aventura 3D que alcançou um gigantesco sucesso, com aclamação da crítica e jogadores, e considerado hoje um dos maiores games já feitos.
Foto: Reprodução
PoP: Warrior Within
Continuação direta de The Sands of Time, o jogo foi lançado em 2004 e tem um tom mais sombrio, pois o príncipe, assombrado pelas consequências da libertação das Areias do Tempo, é perseguido pela letal criatura Dahaka, que deseja matá-lo para corrigir a linha do tempo.
Foto: Reprodução
PoP: The Two Thrones
O terceiro capítulo da trilogia The Sands of Time, traz o príncipe dividido em duas personalidades: sua versão nobre e o Dark Prince, que é sombrio e agressivo. Os jogadores devem lidar com essa dualidade, alternando entre as duas formas, cada uma com suas habilidades únicas.
Foto: Reprodução
Prince of Persia
Em 2008 a franquia ganhou uma reimaginação com um estilo de arte vibrante e uma nova abordagem de mundo aberto que dividiu os fãs. O jogo segue um aventureiro errante, o príncipe, que une forças com uma mulher misteriosa chamada Elika para impedir que Ahriman, o deus sombrio, escape e corrompa o mundo.
Foto: Reprodução
PoP: The Forgotten Sands
Tentando reerguer a franquia, a Ubisoft lançou em 2010 The Forgotten Sands, que se passa entre The Sands of Time e Warrior Within. Apesar de dar um salto significativo em qualidade na nova geração, o jogo também dividiu opiniões, e desde então a série entrou em um hiato que durou até 2024.
Foto: Reprodução
PoP: The Lost Crown
Este lançamento de 2024 marca o retorno às raízes da franquia e busca inspiração no estilo metroidvania, incentivando os jogadores a explorar vastos ambientes interconectados. Você assume o papel de Sargon, um novo guerreiro ousado em uma missão para resgatar o Príncipe sequestrado da Pérsia e revelar os segredos de uma antiga coroa misteriosa.
Foto: Reprodução
The Sands of Time - Remake
Anunciado em 2020, o remake de The Sands of Time passa por uma desenvolvimento conturbado nos bastidores da Ubisoft com vários adiamentos, tendo seu lançamento agora prometido para 2026.
Foto: Reprodução
Lançamentos: Lego Horizon e Dragon Quest são os destaques da semana
Foto: Reprodução/Guerrilla