Cada vez mais artistas brasileiros se destacam nas histórias em quadrinhos das principais editoras do mundo, criando aventuras e adicionando seus traços aos super-heróis e vilões mais icônicos das HQs. Conheça alguns dos mais importantes brasileiros que já passaram pela DC Comics e pela Marvel!
Foto: Reprodução
Mike Deodato Jr.
Um verdadeiro desbravador entre os brasileiros que trabalharam com quadrinhos nas grandes editoras americanas, Mike Deodato aprendeu o ofício com o pai, Deodato Borges, que também criava quadrinhos por aqui nos anos 1980. Foi com o pai que Deodato publicou Carcará.
Foto: Reprodução
Mike Deodato começou na DC desenhando a Mulher Maravilha e seu traço o levou para a Marvel, onde trabalhou com as HQs dos Vingadores, Thor, Hulk e Electra, até fechar seu ciclo na Casa de Ideias com Velho Logan, Thanos e Savage Avengers.
Foto: Reprodução
Ivan Reis
Ivan Reis começou sua carreira trabalhando com Maurício de Souza, antes de ir para os Estados Unidos desenhar para a editora Dark Horse, onde passou por HQs de Ghost, O Máscara, Time Cop e Xena, a Princesa Guerreira.
Foto: Reprodução
Na Marvel, Ivan colaborou em HQs de personagens importantes como Homem de Ferro, Defensores, Vingadores, Mulher-Hulk, Visão e Capitão Marvel. Seguindo o caminho inverso de Deodato, o quadrinista saiu da Marvel para se tornar um artista exclusivo da DC Comics, onde revitalizou o Lanterna Verde e o Aquaman.
Foto: Reprodução
Adriana Melo
A brasileira Adriana Melo fez carreira nos EUA, onde se estabeleceu como uma das mais importantes quadrinistas brasileiras. Ela começou na HQ do Homem de Ferro e, depois, desenhou Star Wars: Empire Series.
Foto: Reprodução
Adriana ganhou muito destaque como capista na DC Comics, onde trabalhou na revista das Aves de Rapina e também em uma minissérie do Homem-Borracha. Ela também tem um crossover entre Witchblade e Justiceiro no currículo, além de uma passagem pela Marvel, onde desenhou a HQ de Kamala Khan, a Ms. Marvel.
Foto: Reprodução
Sergio Cariello
Garoto prodígio dos quadrinhos, Cariello publicou sua primeira tirinha aos 11 anos. Intitulada Frederico, o Detetive, a tira saiu em um jornal de sua cidade durante três anos. Na faculdade, publicou Dagon, the Worlds of HP Lovecraft, que atraiu o interesse da Marvel.
Foto: Reprodução
Na Marvel, Cariello foi letrista nas HQs do Demolidor e Spellbound. De lá, o artista foi para a DC Comics trabalhar nos quadrinhos de Deathstroke, Batman, Mulher Gato, Mulher Maravilha, Flash e vários outros super-heróis.
Foto: Reprodução
Rafael Albuquerque
O brasileiro Rafael Albuquerque tinha uma carreira bem estabelecida no mercado publicitário quando partiu para os quadrinhos, fundando sua própria editora, a PopArt Comics Studio, junto com outros quadrinistas.
Foto: Reprodução
Nos EUA, Albuquerque ganhou fama na Image Comics e outras editoras independentes, até chegar na DC, onde cuidou das HQs do Besouro Azul, Robin e Superman/Batman. Sua série mais conhecida é Vampiro Americano, feita em parceria com Scott Snyder e Stephen King, que lhe rendeu o prêmio Eisner em 2011.
Foto: Reprodução
Ela vendia empadas e hoje faz games na realidade virtual!
Foto: Reprodução/Ana Ribeiro