Já está disponível pela primeira vez no Brasil o clássico mangá de Astro Boy, que será lançado completo em nove volumes pela Editora JBC, em formatos físico e digital. Confira a seguir mais detalhes desse lançamento e curiosidades de um dos maiores ícones do Japão e grande influência nos animes e mangás até hoje.
Foto: Reprodução/JBC
9 Volumes
A edição brasileira do mangá será completa em 9 volumes e tem formato 15,0 x 21,0 cm, com média de 400 páginas por volume. O primeiro volume vem com marcador de brinde, e tem duas opções de sobrecapa: uma clássica e outra variante ilustrada pelo quadrinista brasileiro Vitor Cafaggi (imagem ao fundo).
Foto: Reprodução/JBC
Osamu Tezuka
Criado em 1952 por Osamu Tezuka, também conhecido como o "pai do mangá moderno", o mangá de Astro Boy ganhou 112 capítulos que foram publicados até 1968 e conta a emocionante história de um menino robô que foi criado por um cientista para substituir o seu falecido filho. Tezuka morreu aos 60 anos de idade de câncer de estômago em 1989.
Foto: Reprodução
Marco nos mangás
Osamu Tezuka não inventou o mangá, mas sem dúvida ele foi o responsável por popularizá-lo ao apresentar desenhos simples mas com a ação sempre clara, com técnicas pioneiras de enquadramentos cinematográficos - influenciado, principalmente, pelas animações de Walt Disney, de quem ele era grande fã.
Foto: Reprodução/JBC
Influência nos animes
Em 1963 Astro Boy marcou a história por ser a primeira série animada a ser exibida (em preto e branco) no Japão e que rapidamente fez um enorme sucesso, apresentando uma estética que mais tarde se tornaria conhecida mundialmente como "anime", as animações japonesas.
Foto: Reprodução
Inspiração para novas obras
Foi o sucesso de Astro Boy que deu origem à indústria de animação japonesa, que hoje em dia gera bilhões de dólares para os cofres do país. Ambas as produções, mangá e anime, tiveram uma grande influência no surgimento de muitos outros autores e no desenvolvimento de novos animes e mangás.
Foto: Reprodução/JBC
O Menino Robô
Ambientada em um futuro não muito distante, a história de Astro Boy apresenta um mundo onde humanos convivem com robôs e androides (robôs com aparência humana), com foco nas aventuras de Astro, um androide criado pelo cientista Doutor Tenma para substituir seu filho Tobio, que faleceu em um acidente de carro.
Foto: Reprodução
Ignorado pelo criador
Percebendo que não poderia substituir o vazio do seu filho perdido, Tenma se livra de Astro que acaba sendo escravizado por um cruel dono de circo, até ser salvo por um outro cientista, que passa a tratá-lo com carinho e gentileza.
Foto: Reprodução/JBC
Herói da humanidade
Ele ajuda Astro a viver uma vida normal como um garoto humano comum, enquanto o acompanha em suas aventuras combatendo o crime, o mal e a injustiça. A maioria de seus inimigos são humanos que odeiam robôs, invasores alienígenas e robôs enlouquecidos.
Foto: Reprodução
Mega Man
Por fim, Astro Boy serviu de inspiração na criação de um personagem bem famoso nos games: Mega Man da Capcom. Ambos são robôs jovens, criados por cientistas, defendendo a humanidade de robôs malignos e outros perigos. Reza a lenda que a Capcom tinha a licença para fazer um jogo de Astro Boy, mas a perderam, o que levou à criação de Mega Man.
Foto: Reprodução/Capcom