Nos anos 1980, a TV era a principal forma de entretenimento, tanto de adultos quanto de crianças. O público infantil adorava os desenhos animados e as fabricantes de brinquedos enxergaram o potencial dessa mídia para vender bonecas, action figures e muito mais. Conheça alguns dos melhores desenhos animados feitos para vender brinquedos!
Foto: Divulgação
Hot Wheels
Os carrinhos colecionáveis Hot Wheels foram precursores no uso de animações para vender brinquedos, com o desenho animado Hot Wheels estreando em 1969 na televisão norte-americana. A série passava nos sábados de manhã e acompanhava os rachas do estudante Jack 'Rabbit' Wheeler, líder do Hot Wheels Racing Club. Mesmo sofrendo críticas por ser um 'comercial de meia hora', o desenho foi pioneiro e pavimentou o caminho para outras adaptações.
Foto: Reprodução
Hello Kitty
Original do Japão, a gatinha Hello Kitty é um ícone reconhecido no mundo todo e que conta com roupas, videogames, álbuns musicais e milhares de outros produtos. A marca foi introduzida no ocidente com o desenho animado Hello Kitty e Amigos e o sucesso foi retumbante: Hello Kitty é uma das mais lucrativas franquias de mídia do mundo, com faturamento de US$ 80 bilhões.
Foto: Divulgação
Comandos em Ação
Os famosos G.I. Joe são fabricados pela Hasbro desde 1964. No começo dos anos 80, a fabricante decidiu rejuvenescer o brinquedo para alcançar uma nova base de consumidores e para isso, lançou o desenho animado G.I.Joe: Comandos em Ação, feito em parceria com a Marvel e que apresentava seus vários novos personagens, veículos, o vilão Comandante Cobra e uma elaborada narrativa.
Foto: Divulgação
Rambo
Sucesso nos cinemas com Sylvester Stallone, Rambo ganhou uma linha de bonecos de ação em 1986. Para preparar o terreno, o desenho animado Rambo: A Força da Liberdade chegou um ano antes, adaptando a franquia violenta e orientada para adultos para uma versão mais leve para o público infantil, com direito a ninjas e veículos especiais.
Foto: Divulgação
He-Man
A Matel lançou em 1981 a linha de brinquedos Mestres do Universo, com personagens como He-Man, Esqueleto, Mentor e muitos outros. Foi só em 1983, com a série animada da Filmation, que He-Man se tornou um fenômeno global entre a criançada. Com o sucesso, vieram outros desenhos, videogames, HQs, um longa-metragem live action e em 2021, uma nova série animada na Netflix.
Foto: Divulgação
Thundercats
Um verdadeiro clássico dos anos 1980, o desenho animado Thundercats apresentava as aventuras de Lion-O, Cheetara, Panthro e o temido vilão Mumm-Ra. A animação estava prevista para 1983, mas sua produção atrasou e só estreou em 1985, com os brinquedos (incluindo o incrível Thunder-Tank) chegando ao mercado no ano seguinte.
Foto: Reprodução
Tartarugas Ninja
Um dos desenhos animados mais populares do final dos anos 1980, as Tartarugas Ninja foi um verdadeiro fenômeno pop mundial, que continua conquistando fãs nos dias de hoje. Quatro tartarugas adolescentes mutantes aprendem as artes ninjas com um rato e lutam contra assassinos orientais e cientistas loucos. A obra nasceu como uma HQ indie, virou desenho e uma linha de bonecos da Playmate Toys, antes de conquistar as telas do cinema, videogames e até os videoclipes musicais.
Foto: Reprodução
Transformers
Em 1984, a Hasbro adquiriu os direitos da linha de brinquedos japoneses Diaclone e Microman, renomeou tudo como Tranformers e lançou os robôs que viram carros no mercado ocidental. Para ajudar nas vendas, um desenho animado apresentou os Transformers e seus adversários Decepticons para o mundo. O sucesso imediato rendeu HQs, videogames e uma franquia de filmes dirigidos por Michael Bay.
Foto: Divulgação