Dungeons & Dragons

Conheça os principais jogos baseados no RPG de mesa

Foto: Larian Studios

Com a chegada de Baldur's Gate 3, um dos jogos mais aguardados do ano, muitos jogadores podem estar se perguntando quais outros jogos são baseados no famoso RPG de mesa Dungeons & Dragons. E a franquia conta com uma grande quantidade de games para PC e consoles. Conheça os melhores!

Foto: Reprodução

Planescape Torment

Um dos cenários mais "diferentões" de Dungeons & Dragons, a cidade em forma de anel de Planescape é visitada por deuses, demônios e seres muito poderosos de todos os planos. A aventura coloca o jogador no papel de um imortal que perdeu a memoria acompanhado por uma caveira tagarela e traz complexas escolhas éticas.

Foto: Reprodução

Neverwinter Nights

Os dois primeiros Neverwinter Nights levaram a fórmula de RPG com combate por turnos para a era dos jogos poligonais 3D, mas mantiveram a ambientação adorada de Forgotten Realms, desta vez ao redor da exótica Neverwinter. Atualmente, o foco da série é o MMORPG gratuito Neverwinter Online, disponível para PC e consoles e atualizado constantemente.

Foto: Reprodução

Baldur’s Gate

Para muitos fãs, a franquia Baldur’s Gate é a melhor adaptação de Dungeons & Dragons para os videogames. Com aventuras épicas ambientadas na famosa Costa da Espada de Forgotten Realms, os games trazem muitas organizações e criaturas dos livros de RPG e que já até apareceram nos cinemas.

Foto: Reprodução

Dark Alliance 2

Nos consoles, Baldur’s Gate se voltou para o gênero do RPG de ação ao estilo Diablo. Ao invés de controlar um grupo de aventureiros, o jogador controla apenas um herói enquanto explora masmorras e cavernas e enfrenta monstros em combates em tempo real. O melhor da franquia, até o momento, é Dark Alliance 2, que ganhou uma adaptação para os consoles atuais.

Foto: Reprodução

The Temple of Elemental Evil

Baseado em uma das mais clássicas masmorras dos tempos de Advanced Dungeons & Dragons, The Temple of Elemental Evil é projetado para oferecer desafios mortais para os jogadores: um jogo difícil, com design de mapas incrível e recomendado apenas para os fãs mais hardcores.

Foto: Reprodução

D&D: Daggerdale

Lançado pela Bedlam Games em 2011, Daggerdale se passa em Forgotten Realms e é inspirado na série Heroes. Os jogadores podem se envolver na campanha através de várias missões ou simplesmente explorar a região do Vale da Adaga e seus perigos. Daggerdale usa as regras de AD&D, bem diferentes das atuais de D&D 5e.

Foto: Reprodução

Solasta

Solasta: Crown of the Magister foi o primeiro game oficialmente baseado nas regras da quinta edição de Dungeons & Dragons, que é o sistema atual e o mais popular entre a nova geração de jogadores do RPG de mesa.

Foto: Reprodução

Chronicles of Mystara

A Capcom levou D&D para os arcades com dois beat'em ups: Tower of Doom e Shadows Over Mystara. Os games estão entre os melhores do gênero, seja visualmente, na complexidade dos sistemas de cada classe de personagem, rotas alternativas dentro das fases ou na recriação do mundo de Mystara. Os jogos ganharam uma coletânea para PC, PS3 e Xbox 360.

Foto: Reprodução

Dungeons & Dragons Online

O principal RPG online de D&D já tem mais de 10 anos de vida e segue como uma das melhores opções para quem está procurando por um videogame de Dungeons & Dragons. Há várias classes, raças e todos os elementos do RPG de mesa, além da ambientação incrível do mundo de Eberron, cenário criado por um fã e que fez sucesso na época de D&D 3e.

Foto: Reprodução

Conheça os heróis de Baldur's Gate 3, que chega em agosto para PC

Foto: Larian Studios